Sociedade

Incêndios: Pombal alerta para "reacendimentos" e "agravamento" da situação

13 jul 2022 17:36

A Câmara estima que a área ardida seja superior a 1600 hectares

incendios-pombal-alerta-para-reacendimentos-e-agravamento-da-situacao

O Município de Pombal alertou para os "diversos reacendimentos" que se estão a verificar no concelho esta tarde.

Numa nota, a autarquia salienta que a situação se está a agravar devido ainda às "condições meteorológicas severas, com a agravante da insuficiência de meios".

"Os incêndios que estão a atingir o concelho de Pombal estão a complicar-se, designadamente nas freguesias de Abiul e Redinha. Reforça-se o apelo às populações das aldeias atingidas para que mantenham a calma e sejam vigilantes, evitando comportamentos de risco. Todos devem cumprir escrupulosamente as orientações das autoridades de segurança e proteção civil que se encontram no local, tendo como principal prioridade a proteção das pessoas", alerta ainda.

Num balanço provisório efectuado na manhã desta quarta-feira, a Câmara estima que a área ardida seja superior a 1600 hectares, registando-se inúmeras habitações destruídas e várias localidades sem fornecimento de energia eléctrica.  

"Havia a contabilização de cinco feridos civis, um com gravidade, e sete operacionais feridos, devido essencialmente a golpes de calor e exaustão. Alguns regressaram já ao teatro de operações", lê-se na mesma nota.

Pernoitaram no espaço de acolhimento, instalado numa escola da cidade de Pombal, 51 pessoas, tendo já três regressado às suas habitações.

Nas instalações de uma instituição de solidariedade social de Vila Cã pernoitaram seis pessoas, informa ainda.