Sociedade

Reaberto IC2 entre Leiria e Pombal

13 jul 2022 17:08

O IC8 está cortado entre Ramalhais, no concelho de Pombal, e Ansião, devido aos incêndios

reaberto-ic2-entre-leiria-e-pombal
Redacção/Agência Lusa

O trânsito no Itinerário Complementar (IC) 2, que foi hoje cortado entre Matos da Ranha, no concelho de Pombal, e Boa Vista norte, em Leiria, devido a um incêndio, já foi reaberto, disse fonte da GNR.

“O trânsito foi reaberto no IC2. Na Autoestrada 1, ao quilómetro 135, no concelho de Leiria, a visibilidade é bastante reduzida, mas há condições para transitar em segurança”, afirmou à agência Lusa, pelas 16:35, o capitão Rui Costa, do Comando Territorial de Leiria da GNR.

Quanto ao IC8, que está cortado entre Ramalhais, no concelho de Pombal, e Ansião, devido aos incêndios, não havia àquela hora previsão para reabertura.

Portugal continental está em situação de contingência até às 23:59 de sexta-feira devido às previsões meteorológicas, que apontam para o agravamento do risco de incêndio, com temperaturas que podem ultrapassar os 45º em algumas partes do país.

A situação de contingência corresponde ao segundo nível de resposta previsto na lei da Protecção Civil e é declarada quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a necessidade de adotar medidas preventivas e ou especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.

A maioria dos distritos de Portugal continental, incluindo Leiria, estão sob aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, com mais de uma centena de concelhos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.