Economia

Indiana Jones, Mission Impossible e Oppenheimer com dedo da Sound Particles, de Leiria

29 jul 2023 10:00

Startup volta a marcar os blockbusters do Verão

indiana-jones-mission-impossible-e-oppenheimer-com-dedo-da-soundparticles-de-leiria
Oppenheimer, de Cristopher Nolan
Universal Studios

A Sound Particles, startup de Leiria que criou um software que permite criar cenários sonosos virtuais para cinema. televisão e videojogos viu - ou ouviu - a sua aplicação ser usada nos filmes Indiana Jones, Mission Impossible e Oppenheimer.

“Indiana Jones e o Marcador do Destino” é o recente filme da saga, com o Harrison Ford a vestir novamente o papel do famoso arqueólogo, “Missão Impossível: Ajuste de Contas (parte 1)”, tem Tom Cruise a interpretar o protagonista, e conta com uma equipa de som, liderada por James Mather, vencedor do Óscar de melhor som em 2022 com o filme Top Gun 2, e “Oppenheimer”, realizado por Christopher Nolan, que conta a história de J. Robert Oppenheimer, um dos “pais da bomba atómica”, com o som a cargo de Richard King, vencedor de 4 Óscares.

“É um enorme prazer ver um software criado por nós a ser usado em todas estas grandes produções de Hollywood” afirma Nuno Fonseca, fundador e CEO da Sound Particles, em comunicado enviado às redacções.

“Nunca me passaria pela cabeça, ao ver os primeiros filmes do Indiana Jones ou do Missão Impossível, que alguns anos mais tarde, iria ter uma pequena contribuição para algumas dessas sequelas”.

A Sound Particles encontra-se igualmente a finalizar a sua tecnologia proprietária de som 3D para auscultadores.