Sociedade

Inicia na próxima semana campanha de vacinação contra a gripe e Covid-19

2 set 2022 17:48

Direcção-Geral de Saúde recorda que todos “podem e devem” vacinar-se para prevenir a doença grave e a hospitalização

inicia-na-proxima-semana-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-e-covid-19
Redacção/Agência Lusa

A campanha de vacinação do Outono-Inverno contra a Covid-19 e a gripe vai ser iniciada na próxima quarta-feira, com o objectivo principal de proteger as pessoas mais vulneráveis, anunciou esta sexta-feira, 2 de Setembro, a directora-geral da Saúde.

“No âmbito das linhas orientadoras para a Covid-19 e outras infecções por vírus respiratórios no Outono-Inverno de 2022-2023, inicia-se no próximo dia 07 a campanha de vacinação sazonal que decorrerá, tal como no ano passado, simultaneamente para a Covid-19 e para a gripe”, adiantou Graça Freitas em conferência de imprensa.

Segundo disse, os principais objectivos para as próximas estações de Outono e Inverno passa por proteger a população mais vulnerável, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte por Covid-19 e por gripe, e mitigando o impacto dessas doenças nos serviços de saúde.

Na apresentação da campanha de vacinação sazonal contra os dois vírus, a directora-geral da Saúde adiantou que, em relação à Covid-19, Portugal encontra-se numa situação epidemiológica “considerada estável” e com elevada cobertura vacinal, o que tem permitido “manter a protecção da população”.

Apesar disso, “sabemos que, com o passar do tempo, pode existir uma diminuição da protecção conferida pela vacina contra a Covid-19”, ao que se junta a possibilidade de alterações nas estirpes dos vírus da gripe em circulação em cada período de Outono e Inverno, salientou Graça Freitas.

A directora-geral apelou à vacinação nesta campanha, como forma de protecção contra formas graves de doença da Covid-19 e da gripe.

“Não nos podemos esquecer que as vacinas salvam vidas. O conselho que damos a todos é que, neste Outono-Inverno, podem e devem vacinar-se. Estão criadas todas as condições científicas e logísticas para que isso possa acontecer”, sublinhou a responsável da Direcção-Geral da Saúde.