Sociedade

InPulsar assinala o Dia Mundial do Refugiado com várias actividades

19 jun 2024 14:00

O Dia Mundial do Refugiado foi criado em Dezembro de 2000 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, para evidenciar “a força e o valor das pessoas que se viram forçadas a fugir do seu país de origem para escapar a conflitos, guerras ou perseguições”

inpulsar-assinala-o-dia-mundial-do-refugiado-com-varias-actividades
.
DR

A InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário preparou um dia repleto de actividades dirigidas aos participantes de dois dos seus mais recentes projectos: o Aqui Mundos e o Barakat Leiria, para assinalar o Dia Mundial do Refugiado, esta quinta-feira, dia 20.

Segundo uma nota de imprensa, aqueles projectos centram a sua acção no acolhimento e integração de cerca de 30 jovens requerentes e beneficiários de protecção internacional, vindos do Paquistão, Afeganistão, Bangladeche, Somália, Gâmbia e Iraque.

O Dia Mundial do Refugiado foi criado em Dezembro de 2000 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, para evidenciar “a força e o valor das pessoas que se viram forçadas a fugir do seu país de origem para escapar a conflitos, guerras ou perseguições”.

O tema deste ano foca-se na Solidariedade para com os refugiados – para um mundo onde os refugiados são bem-vindos.

Neste sentido, a InPulsar pensou em actividades especialmente concebidas como um gesto de carinho, proporcionando aos seus participantes um dia diferente.

Das actividades previstas está uma experiência única no Kartódromo Internacional de Leiria, um piquenique multicultural partilhado, um intercâmbio musical e uma ida ao cinema.

“Todas estas iniciativas visam criar um ambiente de partilha, apoio mútuo e valorização das histórias e talentos únicos de cada refugiado. Esta é uma oportunidade para as pessoas se sentirem reconhecidas e valorizadas, fortalecendo os laços comunitários dentro dos projetos Aqui Mundos e Barakat Leiria”, refere a nota da InPulsar.

Também é uma oportunidade “para a comunidade se mostrar mais solidária, abrir as suas portas e reflectir sobre os desafios que estas pessoas enfrentam todos os dias, celebrando os seus pontos fortes e as suas conquistas”.