Sociedade

Inspectores da PJ vão todos os dias para o terreno investigar incêndios

24 ago 2023 12:40

Crime florestal é difícil de provar

inspectores-da-pj-vao-todos-os-dias-para-o-terreno-investigar-incendios

“Todas as ignições que são identificadas pela equipa do Ambiente da GNR como causa humana - dolosa ou não -”, são “investigadas" pelos inspectores, garante Avelino Lima, director do Departamento de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Judiciária de Leiria.

Segundo o responsável, "uma coisa é o que se diz e outra é o que se demonstra com prova". "É preciso validar e este é um crime difícil de investigar. Raramente são deixados vestígios e quando existem são, na maioria das vezes, danificados pelo fogo”, acrescenta.

Admitindo que possa existir fogo posto em algumas situações, Avelino Lima lembra que também há situações de “negligência, falta de limpeza dos terrenos e o desordenamento da floresta”.

“Se houver indícios fortes e provas não teremos qualquer problema em deter os suspeitos, como tem vindo a suceder”, afirma.

Sem revelar o número de inquéritos que os inspectores têm em mãos, o responsável lamenta que os concelhos de Leiria e Ourém (distrito de Santarém) estejam a ser muito fustigados pelo fogo, mas frisou que a PJ de Leiria tem à sua responsabilidade 24 concelhos e há outros que também têm sofrido com os incêndios.

E deixou um alerta à população: “se houver indícios ou suspeitas possíveis de serem investigadas, informem-nos”.