Sociedade
Investigadoras do Politécnico de Leiria premiadas sobre Investigação em Turismo
Alexandra Lavaredas e Patrícia Esteves foram reconhecidas em conferência internacional na Finlândia

As investigadoras Alexandra Lavaredas e Patrícia Esteves, do Politécnico de Leiria, foram distinguidas com o Prémio de Melhor Poster Físico na 8.ª edição da Conferência Internacional sobre Investigação em Turismo, um evento académico que reúne estudantes, investigadores e profissionais de vários pontos do mundo para um debate em torno dos mais recentes desenvolvimentos, desafios e inovações no campo do turismo.
Patrícia Esteves foi galardoada pelo poster SatisTour: A Digital Tool for Sustainable and Participatory Tourism Governance, no qual apresenta uma ferramenta digital orientada para a participação activa das comunidades na governança turística.
Já Alexandra Lavaredas recebeu o prémio pelo poster Digital Tools to Support Sustainability in Tourism, que apresenta o ORVE, uma plataforma multifuncional que pretende apoiar as pessoas, empresas e destinos na optimização de recursos e na valorização da experiência turística, promovendo práticas mais sustentáveis no planeamento e gestão dos destinos, refere uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.
Os trabalhos desenvolvidos pelas investigadoras inserem-se no projecto FAST - Ferramentas de Apoio à Sustentabilidade no Turismo, no âmbito da ATT – Agenda Mobilizadora Acelerar e Transformar o Turismo, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o envolvimento do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) do Politécnico de Leiria.
O objectivo do projecto é incentivar a um turismo sustentável que promova a viabilidade das actividades económicas a longo prazo, o respeito pela autenticidade sociocultural das actividades e o uso adequado do território e dos recursos naturais, realçando a importância da monitorização constante dos impactos da actividade turística, explica a instituição.
“A nossa participação na conferência reforça o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido no âmbito do projecto FAST e a sua relevância no cruzamento entre inovação digital, sustentabilidade e envolvimento das comunidades locais no turismo”, salientam Alexandra Lavaredas e Patrícia Esteves, citadas no comunicado.
As investigadoras do Politécnico de Leiria apresentaram ainda os seus mais recentes trabalhos de investigação na área do turismo sustentável. Alexandra Lavaredas deu a conhecer o artigo The Role of Film Festivals in Promoting Cultural Identity of Tourism Destinations, no qual explora o papel dos festivais de cinema na promoção da identidade cultural dos destinos turísticos.
Através da análise qualitativa de vídeos promocionais do Festival Internacional de Cinema de Turismo (ART&TUR) de 2024, a investigação destaca a relevância dos conteúdos audiovisuais na preservação e valorização do património cultural.
Por sua vez, Patrícia Esteves apresentou o artigo Participatory Governance: Providing Tools for Local Communities to Engage in Tourism Management, centrado na importância da inclusão das comunidades locais nos processos de decisão e governança dos destinos turísticos, com o objectivo de promover uma gestão mais sustentável e participativa.
O estudo introduz várias ferramentas e estratégias que podem ser implementadas para facilitar o envolvimento ativo das populações locais.