Sociedade

IPDJ de Leiria: o que não falta são espaços inutilizados

11 fev 2016 00:00

A delegação de Leiria do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) chegou a ter perto de 35 funcionários. Hoje são apenas cinco. Falta-lhe actividade, mas sobram-lhe espaços inutilizados

ipdj-de-leiria-o-que-nao-falta-sao-espacos-inutilizados-3040
Maria Anabela Silva

A poucas dezenas de metros do estádio de Leiria, há outro edifício a rivalizar com o equipamento desportivo o título de “elefante branco”: a sede da delegação do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

A actividade do espaço, inaugurado em 1994, está hoje muito aquém do que foi no passado. Dos cerca de 35 funcionários que chegou a ter (20 ligados à juventude e 15 ao desporto), a delegação tem actualmente cinco. Mas, se porventura faltam funcionários, sobram gabinetes e salas vazias.

Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, só no primeiro andar, encontram- se disponíveis quatro espaços que estavam ocupados pelos funcionários afectos ao Instituto Nacional de Desporto (IND), antes da fusão com o Instituto Português da Juventude (IPJ). Nesse piso, também não têm utilização, pelo menos, seis salas de formação adstritos, no passado, à Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação.

Uma fonte ligada ao IPJD conta que depois de numa fase inicial, em que desenvolvia actividades para os jovens ligadas às tecnologias para informação, a fundação passou a centrar parte da sua acção em cursos de formação, que tinham como público principal pessoas com mais de 30 anos.

“Usufruíam de instalações gratuitas para fazer concorrência a empresas da área, como forma de se auto-financiar. O Governo de Passos Coelho decidiu acabar com isso”, conta aquela fonte, que reconhece que essa decisão, que “não levanta grandes dúvidas”, acabou por “retirar muito movimento” ao edifício.

Outra medida que contribuiu para a diminuição da actividade foi a imposição de pagamento para a utilização de espaços no edifício, nomeadamente do auditório, da zona de exposições e das salas de formação, uma obrigação que abrangeu também associações.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo