Saúde

Ir ao nutricionista está na moda

6 abr 2018 00:00

Os nutricionistas são, cada vez mais, procurados por pessoas preocupadas com a saúde e que querem aprender a comer melhor. Apesar de Portugal ter adoptado medidas restritivas ao consumo de alimentos mais calóricos, a solução tem de passar pela educação da

ir-ao-nutricionista-esta-na-moda-8476
Alexandra Barata

Se no passado recorrer ao apoio de um nutricionista estava reservado a uma elite, que pagava fortunas por uma consulta numa grande cidade, e os tratamentos eram feitos à base de produtos farmacológicos, hoje, a preocupação da maioria destes especialistas consiste em reeducar as pessoas a comer, sem recurso a medicamentos, e a incentivar a prática de exercício físico.

“Antigamente, quem ia ao nutricionista era estigmatizado, tal como quem ia ao psiquiatra, pois estava associado a não ter autocontrole. Hoje, passou a estar na moda”, afirma Paulo Mendes, 43 anos, nutricionista de Pombal. “Qualquer adolescente diz: ‘de acordo com a minha nutricionista’ ou ‘a minha nutricionista diz que…’”, exemplifica.

Uma alteração drástica no comportamento que associa à divulgação dos benefícios de uma alimentação saudável na comunicação social e nas redes sociais. Paulo Mendes alerta, contudo, para o risco das “super-dietas e escolhas alimentares mais alternativas, com benefícios duvidosos, de que é exemplo a paleo, que recorre a demasiados suplementos proteicos e a exercício físico sem qualquer orientação”.

Ana Guerra, 39 anos, nutricionista da Marinha Grande, tem a mesma opinião. “É preciso ter cuidado com as modas, porque levam a extremismos, ao retirar nutrientes essenciais para o crescimento e para a saúde, como o leite, que é indispensável, a menos que haja alergias ou intolerâncias.”

“Cada vez mais surgem novas dietas e todas apregoam benefícios para a saúde. No entanto, é necessário ter um olhar crítico. Muitas podem ser demasiado restritivas ou mesmo eliminarem um alimento ou grupo de alimentos importante”, alerta Joana Moutinho, 34 anos, nutricionista de Leiria. “Cada vez mais assistimos à busca de soluções rápidas e milagrosas, em vez de mudanças de estilo de vida profundas e duradouras. Por isso as dietas da ‘moda’ podem ser até perigosas.”

Raquel Oliveira, 37 anos, nutricionista de Leiria, concorda. “Dietas da moda sempre existiram, tal como fases em que os alimentos são fantásticos e, logo depois, já são péssimos. Deixar de beber leite, não comer nada que tenha glúten, fazer jejum… Todos os dias há mais uma teoria”,

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ