Viver

Isabela Figueiredo, Domingos Amaral e Maria João Lopo de Carvalho vão estar na Feira do Livro de Leiria

31 mai 2023 09:00

Até domingo, a Feira do Livro de Leiria reúne autores e leitores de todas as idades à volta do tema da sustentabilidade

isabela-figueiredo-domingos-amaral-e-maria-joao-lopo-de-carvalho-vao-estar-na-feira-do-livro-de-leiria
A escritora Isabela Figueiredo vai apresentar em Leiria o livro “Um cão no meio do caminho”

Começa hoje e segue até ao próximo domingo. Um total de oito livrarias – número inédito, segundo a organização – vão estar na Feira do Livro, em representação de meia centena de editoras.

Participam as livrarias Americana, Arquivo, Bertrand, Boa Leitura, Fnac, Gráfica de Leiria, Letras e Livros e Note. E, também pela primeira vez, o voucher de três euros que o Município distribui pelos alunos do primeiro ciclo, para aquisição de obras, é alargado ao ensino privado.

Depois dos encontros agendados para hoje, com o ilustrador Paulo Galindro, está anunciada a presença, nos próximos dias, de Maria João Lopo de Carvalho, Domingos Amaral e Madalena Matoso, que vão dinamizar sessões de apresentação de livros, tal como Ana Isabel Marques, Isabela Figueiredo e Bárbara Marrucho.

Novidade é a realização do Festival das Crianças, com jogos e espaços para brincarem às profissões, no Largo do Papa, Jardim Luís de Camões, Fonte Luminosa e, ainda, no Mercado de Sant’Ana, onde a Feira do Livro de Leiria se realiza de 31 de Maio a 4 de Junho.

No espaço que visa destacar os autores locais, são mais de uma dezena as presenças confirmadas.

O escritor João Tordo vai orientar uma oficina de ficção e a cantora Rita Redshoes irá apresentar o espectáculo didáctico Rita e a Floresta dos Legumes, que pretende fomentar hábitos de alimentação saudáveis.

Em 2023, a Feira do Livro de Leiria oferece concertos de Inês Apenas e Soraia Morais e, na Praça Rodrigues Lobo, dia 3, articula-se com a final do concurso Crianças ao Palco.

Também no sábado, realiza-se a entrega de prémios do concurso de ilustração de contos infantis.

“A nossa aposta passa muito pelas crianças e pelos jovens”, referiu a vereadora com os pelouros da Cultura e da Educação na Câmara de Leiria, Anabela Graça, durante a conferência de imprensa de apresentação do evento.

“Fomentar a cidadania”, porque “o conhecimento acrescenta valor”, realçou. “Para se criar novos públicos, temos de trazer os mais novos”.

Na noite de 3 de Junho, o Momento Gradiva, que reúne a crítica literária, ensaísta e professora Teresa Carvalho, o director do Jornal de Letras José Carlos de Vasconcelos e o professor universitário e ensaísta Anselmo Borges, numa conversa para celebrar os centenários do nascimento de Eugénio de Andrade, Natália Correia e Eduardo Lourenço, é um dos pontos altos do programa.

Além da editora Gradiva, também o jornal Expresso se associa ao evento, numa sessão do Expressinho e noutra sessão, sobre a liberdade de imprensa, organizada com a Comissão da Comemoração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 em Leiria e com a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Já o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) promove, durante a Feira do Livro de Leiria, que este ano adopta o tema “Com Livros, Somos Sustentáveis”, a exposição Renature: Restauro Florestal em Portugal. Miguel Jerónimo, da GEOTA, descreveu-a como “um livro aberto” que convida a “defender as causas do ambiente” e a “trabalhar em prol da mudança que é necessária”. Os mais novos vão ser desafiados a desenhar a floresta dos seus sonhos.

O certame “continua a ser um marco cultural e uma referência para a cidade”, que “promove o comércio” e “dinamiza a economia local”, salientou Susana Moreira, em representação da Acilis – Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria, que é parceira da Feira do Livro de Leiria, uma organização da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira com o Município de Leiria.

Entre outros momentos, na edição deste ano da Feira do Livro de Leiria, a ilustradora e escritora Madalena Matoso vai apresentar os livros Por Exemplo uma Rosa e Desenha Tudo o que Quiseres, a escritora Maria João Lopo Carvalho estará à conversa sobre As Revolucionárias e o escritor Domingos Amaral falará do romance As Sete Marias que Matavam Franceses. Estão também anunciadas sessões de autógrafos.