Sociedade

Já pode fazer compras no Mercado de Leiria sem sair de casa

4 abr 2020 16:35

Após as encomendas online está garantida a entrega ao domicílio para grupos de risco.

ja-pode-fazer-compras-no-mercado-de-leiria-sem-sair-de-casa
Caetana Estrelinha vende peixe fresco das lotas de Peniche e Nazaré
CML

O Município de Leiria lançou uma plataforma para ajudar os comerciantes do Mercado Municipal de Leiria a venderem os seus produtos online, uma medida enquadrada na estratégia de apoios no âmbito da pandemia Covid-19.

Disponível em www.mercadodeleiria.pt, a plataforma apresenta os comerciantes que operam neste espaço, sendo possível efectuar encomendas, estando garantida a entrega ao domicílio para grupos de risco.

O site apresenta 32 comerciantes agrupados em seis áreas - peixe, carne, pão, horto-frutícolas, flores e diversos - com os respectivos contactos, permitindo a realização de encomendas a partir de casa, sendo a recolha depois efectuada no mercado.

Na sua maioria, os operadores surgem identificados com imagens individuais junto da sua própria banca, contactos, formas de pagamento e indicação se o operador faz ou não entrega ao domicílio.

Os clientes têm oportunidade de selecionar o operador, contactá-lo via telefone, encomendar, combinar a data de recolha no mercado, diminuindo tempos de espera, de circulação e de contacto no mercado.

Para grupos de risco, a entrega ao domicílio será garantida através da Rede Solidária do Município, bastando solicitar telefonicamente junto do operador aquando da encomenda, referindo tratar-se uma pessoa com mais de 65 anos ou doente crónico.

“A criação da plataforma do mercado transitório era já um objectivo nosso que tomou forma mais rapidamente devido ao contexto da pandemia que estamos a viver”, refere a vereadora do Desenvolvimento Económico do Município de Leiria, Catarina Louro.

“Queremos reforçar a ligação com clientes habituais, mas também com os novos clientes que têm procurado o mercado de Leiria. Esta visita virtual aproxima munícipes ao mercado e dá a oportunidade digital, moderna, de contactar operadores, encomendar e pagar produtos frescos, passando mais tempo em casa e menos na rua”, acrescenta.

O edifício do Mercado Municipal de Leiria está a receber obras de reabilitação, um investimento de 3,4 milhões de euros, com o objectivo de modernizar as instalações e a oferta comercial.

Contempla a renovação da linguagem arquitectónica com ligação do edifício à envolvente exterior, nomeadamente aos produtores, atenuação do efeito da volumetria com “libertação” do piso térreo e criação de fachada ventilada exterior para acondicionamento de sistemas de climatização e beneficiação térmica das fachadas.

O piso superior será destinado à instalação de um espaço para start-up.