Viver
Jazz. Dez anos de festival na Marinha Grande celebrados com artistas locais e nacionais
Mário Delgado e Jeffery Davis entre os músicos que vão a palco
O programa arranca com grandes nomes do panorama nacional e um dos guitarristas que tem marcado as últimas décadas. O quinteto de Mário Delgado – de que fazem parte Desidério Lázaro, Alexandre Frazão, Rúben da Luz e Nelson Cascais – abre a décima edição do Festival de Jazz da Marinha Grande, esta sexta-feira, 20 de Setembro, no Auditório José Vareda do Sport Operário Marinhense, uma sala com bastante história e tradição neste género musical.
O concerto de Mário Delgado (inspirado pelo disco Filactera) está marcado para as 21:30 horas e o bilhete tem o custo de cinco euros.
Ainda no primeiro fim-de-semana, o cartaz oferece, no Museu Joaquim Correia, sábado, pelas 18 horas, a oportunidade de ouvir Jeffery Davis, músico nascido no Canadá, mas radicado em Portugal, que vem formando várias gerações de vibrafonistas, inclusive na região de Leiria.
Segundo a organização, é provável que Jeffery Davis se baseie em Vol. I, de 2024, o primeiro registo de um "novo e ambicioso" projecto: Alloy Series, seis álbuns em que o vibrafone é o interveniente principal.
Na noite de 28 de Setembro, um regresso a casa: o baterista Francisco Gomes apresenta-se em formato quinteto com Álvaro Pinto, Hugo Lobo, Afonso Pais e Thiago Alves. Deverão tocar temas originais e outros dos cancioneiros brasileiro e norte-americano.
Também de volta às origens, Eduardo Cardinho, que nasceu no concelho vizinho, Leiria, encerra o festival a 1 de Outubro com o mais recente disco, Not Far From Paradise, acompanhado pelos músicos José Diogo Martins, João Mortágua, Diogo Alexandre, Frederico Heliodoro e Iuri Oliveira.
Pelo meio, a 29 de Setembro, o Teatro Stephens recebe a Orquestra Jazz de Matosinhos, uma referência no universo das big bands em Portugal.