Viver
Joaquim Ruivo reconduzido como director do Mosteiro da Batalha
O actual director do Mosteiro da Batalha vai manter-se no cargo que ocupa desde 2013
A Direcção-Geral do Património Cultural confirmou hoje a designação de Joaquim Ruivo para director do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, cargo que já ocupava.
A decisão resulta da conclusão do procecimento concursal aberto para o efeito e encontra-se plasmada num despacho do director-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, assinado a 31 de Maio de 2023.
Joaquim Ruivo está, formalmente, em funções, desde 1 de Junho de 2023, mantendo-se, assim, no cargo de director do Mosteiro da Batalha, que ocupa desde 2013.
Licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com pós-graduação em “Dinâmicas Religiosas no Mundo Contemporâneo”, pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade de Lisboa, Joaquim Ruivo possui também o curso de Gestão Pública – FORGEP, pelo INA (Instituto Nacional de Administração). Tem 64 anos.
Entre 1995 e Março de 2013 foi docente de História.
Entre outras funções, foi presidente da direcção do Centro de Património da Estremadura — CEPAE e membro da direcção do Orfeão de Leiria e da coordenação executiva do Festival Música em Leiria.
É presidente da assembleia municipal da Batalha.