Sociedade

Jovem cientista de Leiria é mandatária nacional de Marcelo

28 dez 2015 00:00

Maria Pereira nasceu em Leiria, licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra, doutorou-se no MIT - Massachusetts Institute of Technology, nos E.U.A., e actualmente é investigadora numa empresa de biotecnologia em Paris.

jovem-cientista-de-leiria-e-mandataria-nacional-de-marcelo-2736

A cientista de 29 anos nasceu em Leiria e foi, no início deste ano, distinguida pela Forbes como um dos 30 talentos mundiais promissores com menos de 30 anos, ao lado de outros 29 nomes como o do artista plástico português Vhils. Agora, será a mandatária nacional da candidatura à Presidência da República de Marcelo Rebelo de Sousa.

Segundo a agência Lusa, com esta escolha, o professor de Direito optou por não ter um mandatário para a juventude.

Maria Pereira, que foi apresentada na cerimónia de inauguração da sede de campanha de Marcelo Rebelo de Sousa, localizada na Rua da Junqueira, junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, é investigadora na área da área da biotecnologia e medicina e, actualmente, trabalha em Paris, onde está a desenvolver uma "cola" que servirá, por exemplo, para operações delicadas ao coração.

Marcelo afirmou que a cientista é “uma desconhecida para a maioria dos portugueses, mas não o é lá fora, nos meios mais sensíveis ao que de melhor se faz na ciência e na sua aplicação à tecnologia, como não o é para a informação nacional mais atenta".

"Representa tudo o que eu quero para a minha candidatura", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, adiantando que Maria Pereira representa “o futuro, a aposta na educação e na ciência defendida pela sua candidatura, e é também um exemplo dos jovens que nos últimos anos partiram para o estrangeiro e um elogio aos emigrantes portugueses”.

Em 2012, foi considerada pela Novartis uma dos quatro líderes mundiais na sua área; no ano passado a publicação MIT Technology Review nomeou a cientista na sua lista anual de “inovadores com menos de 35 anos”.

Em Setembro deste ano, a revista norte-americana Time, considerou-a como uma “líder da próxima geração”.