Covid-19

Jovem da Marinha Grande luta contra a Covid-19 no México

9 set 2021 17:38

Vasco Santos estava em lua-de-mel

jovem-da-marinha-grande-luta-contra-a-covid-19-no-mexico
O jovem só poderá regressar a Portugal quando o seu estado de saúde melhorar e precisa de viajar num aeromédico
DR

Vasco Santos, 32 anos, está ligado ao andebol da região há vários anos. Em lua-de-mel no México, contraiu Covid-19 e encontra-se em coma induzido num hospital público, mas os custos dos tratamentos são elevados.

Um apelo nas redes sociais levou muitas pessoas a contribuírem para ajudar o jovem e a sua esposa, que permanece no México a acompanhar o marido. A família procura ajuda para trazer Vasco Santos o mais rápido para Portugal. Para tal precisa de um transporte aeromédico.

“Falei com a presidente da Câmara da Marinha Grande para requisitarmos o C-130, com a ajuda do Estado. Por agora, o pedido veio negado. O Vasco precisa de melhorar um pouco mais. Voltaremos a pedir esse apoio”, afirma Márcia Costa, irmão de Vasco.

Fonte da autarquia refere que os médicos desaconselham, para já, a transferência, tendo em conta do estado de saúde do jovem.

Ontem, dia 8 de Setembro, perto da hora do almoço, a irmã de Vasco fez o ponto da situação sobre o estado clínico: “continua entubado e sedado, em coma induzido, de barriga para baixo para conseguir respirar melhor”.

“Devido à diferença horária, só ao final da tarde consigo ir actualizando a informação”, acrescenta. Apesar de estar num hospital público, Márcia Costa explica que “tudo é pago”, pelo que todas as contribuições monetárias que foram dadas à família têm sido uma grande ajuda. “É preciso pagar medicamentos, meias de compressão e outras coisas médicas.”

O dinheiro angariado tem também ajudado a mulher de Vasco. “Eles tinham alojamento marcado até dia 5. Consegui adiar a viagem de regresso dos dois e arrendar um quarto para a minha cunhada, que fica a cerca de dois quilómetros do hospital”, conta. Além desses custos, há ainda os encargos com o roaming das chamadas, o táxi para o hospital e a alimentação da mulher, Joana. Márcia Costa esclarece que o casal não estava vacinado contra a Covid-19.

“Quando o meu irmão foi para levar a vacina, não estavam disponíveis. Entretanto, teve de levar as outras vacinas para viajar para o México e teria de esperar algum tempo para poder apanhar a da Covid-19”, explica, referindo que a Joana não estará infectada ou, “então, estará assintomática”.

Assim que soube da situação do jovem, Cidália Ferreira, presidente da Câmara da Marinha Grande, contactou de imediato a Embaixada de Portugal no México, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e a Secretaria de Estado das Comunidades, e tem mantido “contactos diários com a embaixada”.

Fonte do MNE também garante estar a acompanhar a situação. Colegas e administração da Vangest, empresa onde Vasco Santos trabalha, também já contribuíram monetariamente e estão a acompanhar a situação.

Vasco Costa treinou no ano passado uma das equipas de andebol da Juventude Desportiva do Lis. Este ano vai abraçar um novo projecto em Alcanena.