Sociedade
Jovens “multam” condutores leirienses por conduta imoral
Semana dedicada à prevenção rodoviária
Ângela Morgado, Beatriz Carvalho e Raquel Sousa, alunas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), aderiram à actividade Multa Moral ,levada a cabo no âmbito das comemorações da Leiria Capital Jovem da Segurança Rodoviária.
Desde os Capuchos, passando pelo centro histórico e à Avenida Marquês de Pombal, as três alunas “multaram” 250 carros que se encontravam estacionados em passeios ou em locais destinados a pessoas com mobilidade reduzida, em apenas dois dias. Condutas indevidas que mereceram a aplicação de uma “multa moral”, com a colocação no pára-brisas de um aviso, alertando para as consequências desse comportamento.
Ainda com a actividade a decorrer, as jovens sublinhavam a importância da sensibilização, nomeadamente, para as implicações do estacionamento indevido, sobretudo para as pessoas com mobilidade reduzida que, “muitas vezes, não conseguem passar”.
“Já têm um obstáculo e por vezes aparece outro maior que pode atrapalhar a pessoa no dia a dia”, destaca Ângela Morgado. Além da actividade Multa Moral, a decorrer durante esta semana, o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Instituto Politécnico de Leiria, organiza dois peddy papers inclusivos.
Vanessa Damásio
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo