Sociedade

Junta de Freguesia de Meirinhas lança programa para garantir segurança de poços

1 out 2023 09:00

A Junta de Freguesia de Meirinhas disponibiliza os seus serviços de apoio para encaminhamento das situações de dificuldade económica em fazer face aos custos com a cobertura dos poços.

junta-de-freguesia-de-meirinhas-lanca-programa-para-garantir-seguranca-de-pocos
Nos casos de insuficiência económica haverá mediação, através do programa APOIAR
Freepik

A Junta de Freguesia de Meirinhas lançou o programa Poço Seguro, que tem como objectivo diminuir o número de poços a céu aberto, aumentar a segurança de pessoas e animais, mitigar os riscos de habitat da fauna existente, sensibilizar para as boas práticas de segurança em espaço agrícola, incrementar a sensibilidade para a sustentabilidade e reforçar o ambiente EcoFreguesia.

Segundo uma nota de imprensa, “a existência de vários poços a céu aberto sem resguardo ou cobertura adequada coloca em risco a vida das pessoas e dos animais”, pelo que a Junta de Freguesia de Meirinhas, no concelho de Pombal, apela a que todos os “proprietários de poços a céu aberto ou com protecção em rede” devem proceder ao “resguardo ou a cobertura eficaz de poços, fendas e outras irregularidades existentes em quaisquer terrenos e susceptíveis de originar quedas desastrosas a pessoas e animais”.

Segundo a junta, o resguardo deve ser “constituído pelo levantamento das paredes do poço ou cavidade até à altura mínima de 80 centímetros de superfície do solo ou por outra construção que, circundando a escavação, obedeça àquele requisito, contanto que, em qualquer caso, suporte uma força de 100 quilos".

A autarquia solicita à população. que todos os casos de poços detectados sem cobertura sejam comunicados aos Serviços de Protecção Civil do Município de Pombal para proceder de acordo com a lei, através do e-mail proteccaocivil@cm-pombal.pt.

A Junta de Freguesia de Meirinhas disponibiliza os seus serviços de apoio para encaminhamento das situações de dificuldade económica em fazer face aos custos com a cobertura dos poços.

Nos casos de insuficiência económica haverá mediação, através do programa APOIAR, com as empresas de venda de artefactos de cimento para a disponibilização de condições de pagamento faseadas, em situações de mão-de-obra cedida pelo proprietário.