Covid-19

Junta de Freguesia de Pombal desafia população a produzir máscaras de protecção

14 abr 2020 21:53

Até ao momento já foram produzidas 500 máscaras e estão em produção 1500.

junta-de-freguesia-de-pombal-desafia-populacao-a-produzir-mascaras-de-proteccao
Junta de Freguesia convida voluntários a produzirem máscaras
Ricardo Graça

 A Junta de Freguesia de Pombal lançou a campanha Máscaras solidárias que visa a produção de máscaras de protecção individual e já conta com mais de 80 voluntários.

Face ao actual contexto da pandemia Covid-19 e tendo-se verificado a necessidade de alguns equipamentos de protecção pessoal, nomeadamente as máscaras de protecção individual, a Junta de Freguesia de Pombal em parceria com o Rotary Club de Pombal desafiam a comunidade a associar-se a este movimento para a concepção de máscaras de protecção.

Numa nota de imprensa, a Junta de Freguesia adianta que o uso de uma máscara cirúrgica, bem colocada e manuseada, “protege aqueles que nos rodeiam”.

No entanto, “a sua utilização não dispensará nunca o distanciamento social, a etiqueta respiratória ou a lavagem frequente das mãos, entre outras medidas de proteção básicas”.

“Acreditamos que a generalização do uso de máscaras comunitárias, que podem ser feitas de uma forma artesanal, terá um impacto positivo na diminuição da propagação da infecção e potenciará a aceleração da retoma da economia nacional”, salienta a mesma nota.

O objectivo é produzir máscaras de protecção em tecido não tecido (TNT), devidamente aprovado pela autoridade de saúde pública, por pessoas com experiência na área da costura, para fazer face às necessidades dos cidadãos em particular, das instituições que prestam os serviços de apoio domiciliário, hospitais, lares, centro de saúde, bombeiros, entre outros...

“Para a concretização deste projecto tivemos o apoio da empresa Nemotek, Gestão Técnica Centralizada,  de Torres Vedras, que nos fez chegar material, formação adequada e alguns exemplares que já foram distribuídos pelos nossos voluntários, como modelo a desenvolver”, refere o comunicado assinado pelo presidente da Junta, Pedro Pimpão.

Numa primeira fase serão produzidas cerca de 12 mil máscaras, mas através de uma medida de apoio no âmbito da Fundação Rotária Portuguesa, à qual o Rotary Club de Pombal se candidatou, Pedro Pimpão acredita que será possível chegar às 30 mil máscaras de protecção individual.

Este movimento, denominado Máscaras Solidárias - Campanha Comunitária para Produção de Máscaras, conta actualmente com cerca de 80 voluntários.

Até ao momento já foram produzidas 500 máscaras e estão em produção 1500.