Sociedade

Junta de Freguesia de Pousaflores garante preservação de algar

16 mar 2016 00:00

GPS aplaude medida quase inédita

junta-de-freguesia-de-pousaflores-garante-preservacao-de-algar-3336

O algar da Venda do Negro, em Pousaflores, no concelho de Ansião, foi preservado com a colocação de uma grelha basculante, que mantém a sua função cársica.

A medida foi tomada pelo presidente da Junta de Freguesia da localidade, que, depois de alertado pelo GPS - Grupo Protecção Sicó, entendeu que a solução para o 'buraco' na berma da estrada não seria fechá- lo, mas facilitar o escoamento de água ao mesmo tempo que permite aos espeleólogos a entrada naquele poço de entrada do que se supõe ser uma gruta.

“Esta cavidade foi encontrada no final dos anos 70. Quando alargaram a estrada, o buraco ficou à vista e, no ano passado foi comunicado ao GPS a sua existência. Para entrarmos, tivemos de afastar as pedras e a cavidade, que quase não se via, ficou visível para todos”, conta Sérgio Medeiros, vice-presidente do GPS.

Segundo o espeleólogo, devido ao risco de quedas de animais ou de pessoas no buraco, a Câmara de Ansião decidiu fechar o buraco com tuvenant.

Quando soube, Sérgio Medeiros alertou o presidente da junta para evitar o encerramento da cavidade, até porque a água que descia da encosta desaguava ali e não havendo um sumidouro acabaria por atravessar a estrada. ...

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo