Sociedade
Ladrões aproveitam período de férias para assaltar casas e ourivesaria em Leiria
A PSP lembra que disponibiliza do programa Verão Seguro – Chave Direta, que visa a segurança das residências das famílias que se ausentam por motivos de férias
Só na última semana, a PSP de Leiria registou seis assaltos no interior de residências, com arrombamento, escalamento ou chave falsa, a que não escapou também uma ourivesaria.
No dia 31 de Julho, pelas 06:03, o alarme soou no centro da cidade. Depois de terem entrado no estabelecimento através de um buraco feito na parede exterior, duas pessoas encapuzadas e com uma pequena lanterna na testa partiam o interior da ourivesaria Antero, em frente à rodoviária de Leiria, guardando todos os objectos que conseguiam dentro de sacos e mochilas de forma metódica e apressada.
O proprietário, que acabara de regressar de férias, deparou-se com a loja destruída e um prejuízo avultado.
Segundo Antero Faria, os assaltantes terão aproveitado o terreno vazio existente ao lado do estabelecimento, para, a coberto da noite abrirem um buraco, supostamente recorrendo a uma rebarbadora e aproveitando a realização da Noite Amarela, para ocultar o ruído do equipamento. O sistema de videovigilância da loja gravou os dois suspeitos a entrarem, mas um deles apressou-se a inutilizar o equipamento, pulverizando-o com com tinta em spray.
“Partiram a montra onde teria cerca de 400 peças, entre brincos, anéis e fios. Na bancada também levaram tudo o que puderam. Tenho um prejuízo superior a 150 mil euros e não tenho seguro”, revela o empresário.
Antero Faria volta a apelar ao proprietário do terreno contíguo que cuide da propriedade, pois as raízes da vegetação terão destruído os painéis de aço que tinham sido colocados na parede há alguns anos, por questões de segurança, o que facilitou a entrada dos ladrões.
Na semana passada, a PSP registou ainda quatro furtos na Rua Doutor Arnaldo Cardoso e Cunha. Uma das vítimas relata que chegou de férias e encontrou o apartamento todo remexido, com as suas coisas retiradas das gavetas e espalhadas no chão. Os suspeitos levaram as jóias de família e pequenos objectos electrónicos.
“Tudo aquilo que cabia numa mochila, para não dar muito nas vistas”, constata a vítima, que prefere não ser identificada. Na mesma semana, a PSP registou mais dois assaltos, um na Rua da Palmeira e outro na Rua Doutor João Soares. “Desde o início do mês de Julho, além dos furtos já mencionados, temos registo de apenas mais um furto com arrombamento, tendo ocorrido na Rua Principal (Azabucho)”, refere fonte da PSP ao JL.
A mesma fonte escusa-se, para já, a estabelecer um relação entre os crimes relatados. Dos crimes mencionados, “apenas um foi cometido através do método de chave falsa, ou seja, em que foi possível abrir a porta sem danificar a fechadura.
Nos restantes casos, foram arrombadas janelas das traseiras ou das varandas das residências, informa ainda a polícia.
A PSP lembra que disponibiliza do programa Verão Seguro – Chave Direta, que visa a segurança das residências das famílias que se ausentam por motivos de férias.