Sociedade
Lagoa da Ervedeira estreia-se este sábado como praia fluvial
A primeira praia fluvial do concelho de Leiria vai passar a ter nadador-salvador entre 1 de Julho e 10 de Setembro.
Está marcada para este sábado, dia 1 de Julho, a abertura oficial da lagoa da Ervedeira como praia fluvial, o que acontece pela primeira vez. A sessão começará pelas 11:30 horas, com o hastear de bandeiras no local, que se torna a primeira praia de interior do concelho de Leiria.
"É um passo muito importante para fruição daquele espaço e para a segurança das pessoas que o utilizam. Significa que a água tem qualidade e que área limite reúne condições", afirmou o vereador Luís Lopes, durante a última reunião de câmara, realizada no Coimbrão, freguesia onde se localiza a Ervedeira.
Com a passagem a 'praia de banhos', passa a ser obrigatário que o espaço disponha de instalações sanitárias, balneários, chuveiros e nadador-salvador”, condições que, segundo o vereador, já estão asseguradas.
“Vamos ainda ter instalações provisórias com recurso a contentores”, adiantou Luís Lopes, em declarações à agência Lusa, explicando que, tratando-se de uma área sob a responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente (plano de água) e do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), não se podem “criar estruturas de raiz sem que isto seja devidamente articulado”.
Luís Lopes esclareceu que a Casa do Guarda foi reaproveitada para balneários, instalações sanitárias e posto de socorros, “sem aumentar o edificado”, para que “a área se mantenha o mais natural possível”.
Durante a última reunião de câmara, Rita Silva, moradora no lugar da Ervedeira, defendeu a necessidade de alguns melhoramentos na zona da lagoa, nomeadamente da área de estacionamento e do parque infantil, "encerrado há anos" e que se encontra em "completo abandono", mas que "continua a ser usado", apesar de haver sinalização a proibir.
A moradora reclamou ainda a requalificação do parque de merendas, a colocação de lombas na estrada que dá acesso à lagoa, e criação de uma ciclovia a ligar a zona e a praia do Pedrógão.
Em resposta, Luís Lopes adiantou que a câmara "está a trabalhar no projecto" do parque infantil e que, enquanto a intervenção não avançar, serão retirados os equipamentos mais danificados. Ao nível da mobilidade, o autarca anunciou que será colocada sinalização para limitar a velocidade a um máximo de 30 quilómetros/hora, reconhecendo que o facto de não haver passeios limita a aplicação de lombas.
O arranjo de passadiços e o aumento da contentorização, com recolha diária dos resíduos, são outras das melhorias anunciadas para a lagoa da Ervedeira, que vai ter nadador-salavador entre 1 de Julho e 10 de Setembro, na área vigiada, que é toda a zona em frente da Casa do Guarda.
Durante a reunião de câmara, o presidente da câmara, Gonçalo Lopes, revelou que o município vai ao ICNF mais um tralhão da mata nacional, para "dar continuidade à intervenção feita" no primeiro, localizado junto à lagoa, com 27 hectares, que tem vindo a ser tratado com apoio voluntariado, associações, empresas
“Há uma parte da lagoa que tem uma espécie de areal (…) que não vai ser vigiada”, avançou Luís Lopes, à agência Lusa, adiantando que no Verão do ano passado foi feito um controlo do número de pessoas que frequentavam o espaço, havendo um número médio diário entre as 500 e 550 pessoas.
Com as novas conduções, "é expectável que este número aumente", pelo que o município admite “a rever a dimensão das infra-estruturas” e, ao invés de ter apenas uma praia fluvial vigiada, alargar essa vigilância à outra.