Sociedade

Leiria avança com Plano Municipal para a Integração de Migrantes

13 out 2021 12:19

"De destacar o aumento da comunidade migrante, com prevalência da comunidade brasileira"

leiria-avanca-com-plano-municipal-para-a-integracao-de-migrantes
Financiamento previsto para esta iniciativa é de cerca de 58 mil euros
Ricardo Graça

Foi aprovada a candidatura do Município de Leiria ao Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração - FAMI, para a colocação em prática do Plano Municipal para a Integração de Migrantes (PMIM), que incorpora políticas de actuação locais, com vista à construção da integração, em parceria com organismos e grupos no terreno, bem como a melhoria do conhecimento da comunidade migrante no concelho.

"A Câmara de Leiria assume a diversidade e a multiculturalidade como um factor de desenvolvimento, assente num trabalho de parceria, pelo que a integração da população migrante na nossa realidade sócio-económica, cultural e organizacional, assegura o exercício de uma cidadania plena", refere a autarquia em comunicado.

O financiamento previsto para esta iniciativa é de cerca de 58 mil euros, prevendo-se uma duração de 16 meses.

Além do PMIM, será promovida a formação para técnicos sobre migração, a realização de sessões de língua e cultura de português, entre outras acções.

"De destacar o aumento da comunidade migrante em Leiria, designadamente de migrantes nacionais e de países terceiros, com prevalência da comunidade brasileira."

Segundo dados do SEF, residiam em Leiria, em 2019, 6161 estrangeiros e, em 2020, 6889.

O Centro Local de Apoio a Migrantes de Leiria-CLAIM já atendeu perto de 250 pessoas desde o início do seu funcionamento.