Viver

Leiria cai quatro posições e passa a sétima melhor cidade para viver

24 abr 2016 00:00

Ranking O estudo anual Portugal City Brand refere que Leiria desceu da 8.ª para 12.ª posição no top nacional dos municípios. Já a Nazaré ocupa agora 39.º posição entre 308 concelhos, uma escalada de 32 lugares

leiria-cai-quatro-posicoes-e-passa-a-setima-melhor-cidade-para-viver-3843
Daniela Franco Sousa

As notícias são este ano menos animadoras para Leiria, atendendo aos dados mais recentes do estudo Portugal City Brand, de 2016. De acordo com as conclusões da consultora Bloom Consulting, responsável por esta análise de desempenho dos 308 municípios portugueses, entre 2015 e 2016, cruzando três grandes categorias (negócios/investimento, visitar/turismo e viver/talento), Leiria desceu quarto posições  e está agora na 12.º posição no top 25 nacional.

Por categorias, Leiria deixou de ser a terceira melhor cidade do País para viver, para passar a ocupar a sétimo lugar, atrás de Lisboa (1.º), Cascais (2.º), Braga (3º), Porto (4.º), Sintra (5.º), Coimbra (6.º).
O mesmo estudo refere que Leiria abandonou o top 10 das melhores cidades para fazer negócios, posicionando-se agora no 11.º lugar, quando, no ano passado, surgia na sexta posição, à frente da Maia, de Aveiro, Guimarães e Viseu.
E, tal como no ano passado, Leiria continua a não figurar entre as melhores 25 cidades para visitar. 
Para Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, a 12.ª posição da cidade no ranking geral de desempenho continua a ser um lugar importante, apesar da queda do 8.º lugar em que se situava no ano anterior.
No que respeita aos negócios, o autarca acredita que os resultados irão melhorar no próximo ano, fruto do excelente comportamento que se tem sentido ao nível das exportações. 
Em relação à qualidade de vida, Raul Castro, que Leiria está ainda assim numa boa posição. É natural, no entanto, que tal como Leiria está a tentar melhorar, também  outros municípios do País estejam a tentar superar-se. 
No que concerne ao turismo, e no que se prende concretamente ao número de visitantes, o autarca defende que enquanto não se organizarem melhor as condições da cidade para receber turistas,  dificilmente irá contar com mais visitas. “Estamos a preparar condições, para que num futuro próximo, em dois ou três anos, possamos ter melhores condições para acolher quem nos queira conhecer”, remata o edil.

Nazaré escala sobre 32 posições no ranking geral
Por outro lado, a nível nacional, há que destacar o desempenho da Nazaré, município que aparece este ano no ranking geral em 39.º lugar, significando que entre na relação  negócios, turismo e viver, subiu umas expressivas 32.º posições. 
E no que apenas diz respeito ao turismo, Nazaré sobe também 12 posições e é considerado agora o 12.º melhor município do País para visitar.
Satisfeito com as conclusões do estudo, Walter Chicharro, presidente da autarquia, frisa que a subida do seu município na tabela geral “está relacionada com a forma organizada e intensa como a Nazaré se tem promovido, cujos benefícios têm sido reportados pelos agentes da economia local”. Ser o 12.º melhor município para visitar do País e ser o segundo melhor na região Centro, depois de Coimbra, “mostra que estamos no bom caminho na captação de turistas”.
O autarca realça também a melhoria conseguida em termos de negócios, o que relaciona com o investimento de cerca de três milhões de euros no parque empresarial de Valados dos Frades, que está a conseguir captar empresas de sectores diversificados.
Para  Walter Chicharro, os três vectores estão de mãos dadas: ao melhorar os espaços públicos para captação de turistas e as condições de captação de empresas, o município está a trabalhar na melhoria das condições de vida da comunidade. 

Leiria é a terceira melhor cidade para viver da região Centro
Na região Centro, Leiria perde também o epíteto de melhor cidade para viver. Este ano a liderança pertence a Coimbra, que é de resto a melhor cidade para visitar e para fazer negócios da zona Centro.
O segundo melhor município para viver da zona Centro passa a ser Aveiro. Leiria desceu para a terceira posição nesta categoria a nível regional.
Já um olhar mais apertado pelo distrito de Leiria e por Ourém revela que, entre os municípios da nossa região, Leiria é a cidade onde melhor se vive, por oposição a Castanheira de Pera, que ocupa o último lugar da tabela do distrital.
Leiria é também a melhor cidade para fazer negócios, por oposição a Pedrógão Grande, que ocupa a última posição nesta categoria. 
Finalmente, no que respeita ao turismo, Nazaré é o concelho que mais se destaca na região de Leiria, sendo que no sentido inverso está Alvaiázere, que este ano ocupa a última posição no conjunto de municípios do distrito.

Metodologia de trabalho
Três variáveis sob análise

De acordo com a Bloom Consulting, a elaboração dos rankings foi feita tendo em consideração três tipos de variáveis. A primeira considerou dados sobre as empresas (crescimento empresarial, percentagem de novas empresas/total
de empresas por habitante); dados relativos ao turismo (número de dormidas, crescimento de dormidas, taxa de ocupação hoteleira e número de dormidas por habitante); e dados relativos ao talento (população, taxa de crescimento da população, taxa de desemprego, poder de compra, taxa de criminalidade, habitante por centro de saúde e número de estabelecimentos de ensino superior por 10 mil habitantes). 
A segunda variável é analisada com a ferramenta Digital Demand - D2, que serve para calcular a atractividade de um município ou região. Mede o volume total de procuras online de temas relacionados com Negócios, Turismo ou Talento em cada um dos 308 municípios incluídos neste ranking, o que permite avaliar o comportamento online e processos de tomada de decisão. A terceira variável considerada diz respeito à comunicação e promoção publicada pelo próprio município, através do seu website e outros meios sociais, explica a consultora.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo