Viver

Leiria cede trabalhos de Tinoco a Lisboa

2 abr 2016 00:00

leiria-cede-trabalhos-de-tinoco-a-lisboa-3590

Trinta obras do artista José Luís Tinoco foram cedidas pelo Museu de Leiria à Câmara de Lisboa, para fazerem parte da exposição Loop, dedicada ao pintor, arquitecto e compositor, a inaugurar sábado, no Pavilhão Preto do Museu de Lisboa.

As obras, que vão estar patentes ao público de 1 de Abril a 22 de Maio, fazem parte do acervo do Museu de Leiria, que é proprietário de cerca de 50 obras do artista natural da cidade.

Gonçalo Lopes, vereador da Cultura, explica que esta colaboração “é um "momento de homenagem ao maior artista vivo [do concelho]".

“A exposição é o reconhecimento de um artista, que tem uma capacidade criativa única e um trabalho notável na área da pintura, e não só", enfatiza.

Tinoco é músico, artista plástico e arquitecto.

Nasceu em Leiria, em 1932. Em entrevista ao JORNAL DE LEIRIA, em 2013, afirmou que deixou de conseguir visitar a cidade, por já não a reconhecer. Salientam-se, entre outros trabalhos, as capas que desenhou para a obra completa de José Rodrigues Miguéis, a colaboração com os CTT, traduzida na criação de mais de 200 selos postais e por ter composto uma canção que competiu na Eurovisão.