Desporto

Leiria Cidade Europeia do Desporto: os nossos atletas

11 mar 2020 09:45

Com um foco no atletismo e no futebol, a cidade de Leiria pode orgulhar-se dos seus melhores atletas, e tem mesmo vindo a ganhar terreno no que a novas tendências desportivas diz respeito.

leiria-cidade-europeia-do-desporto-os-nossos-atletas

Num momento em que Leiria pode vir a ser Cidade Europeia do Desporto, decidimos ir à procura dos melhores atletas da região e listá-los de forma sucinta.

Evelise Veiga

Natural da ilha de Santiago, em Cabo Verde, Evelise Veiga é uma das grandes referências nacionais das modalidades do salto em comprimento e do triplo salto.
 
A leiriense frequenta o Instituto Politécnico de Leiria e já representou Portugal em várias competições oficiais, incluindo o Mundial de Juniores de 2013, realizado na Ucrânia, os Europeus de sub-23 de 2017, realizados na Polónia, e sobretudo o Campeonato Mundial de Atletismo de 2019, que teve lugar em Doha, no Qatar.
 
Treinada por Cátia Ferreira, Evelise Veiga representa o Sporting Clube de Portugal e já tem garantida a participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que se realizarão ainda este ano.

Rui Patrício

Se há um atleta leiriense que dispensa apresentações, esse é o guarda-redes Rui Patrício. Tido como um símbolo do Sporting Clube de Portugal, o guarda-redes teve como ponto alto da sua carreira em 2016, com a conquista do Campeonato Europeu de Futebol.
 
Actualmente a jogar pelo Wolverhamtpon, um emblema britânico que conta com vários atletas portugueses, Patrício deverá voltar a ser o titular da "selecção das quinas", na próxima grande competição internacional: o Europeu de 2020, em que Portugal irá defender o título conquistado em 2016.

Irina Rodrigues

Se há portuguesa que tem contribuído para o crescimento da modalidade do lançamento do disco, ela é a leiriense Irina Rodrigues.
 
A atleta, de 29 anos, conta com uma carreira notável que inclui três medalhas internacionais nos escalões de formação: ouro no Festival Olímpico da Juventude Europeia (2007) e bronze nos Europeus de juniores (2009) e de sub-23 (2013).
 
É presença assídua em grandes torneios internacionais desde 2007. Qualificou-se para dois Jogos Olímpicos (2012 e 2016) e marcou presença em três Mundiais (2015, 2017 e 2019) e quatro Europeus (2012, 2014, 2016 e 2018).

Os desportistas do futuro

Além de ter grandes representantes no atletismo e no futebol, o desporto leiriense também tem os olhos postos no futuro.
 
Com o advento das novas tecnologias, novas modalidades competitivas surgem no panorama nacional e os jogadores leirienses parecem estar no centro da situação.
 
poker online de Portugal tem no leiriense Luís Relvas, também conhecido pelo nickname lmrelvas, um dos mais bem-sucedidos representantes nacionais.
 
Nos últimos anos o poker online e competitivo tem-se assumido como uma modalidade séria e rigorosa, sendo que já existem pessoas que debatem a sua eventual presença nos Jogos Olímpicos.
 
Também o mundo dos e-Sports, que prometem ser a grande nova tendência desportiva da década, tem dado cartas em Leiria.
 
A União Desportiva de Leiria fundou uma equipa de e-Sports em 2017 e esta já faz mesmo parte do circuito nacional, que tem vindo a reunir milhares de jogadores e adeptos de videojogos.
 
Se faltarem argumentos para que Leiria seja a próxima Cidade Europeia do Desporto, não faltarão pelo menos atletas leirienses talentosos para todos os gostos.