Saúde

Leiria ganha linha de apoio psicológico para crianças e jovens

22 abr 2020 10:20

O Município de Leiria lança a partir desta semana a linha #LeiriApoiaEmCasa, um serviço telefónico de apoio psicológico orientado para promover a saúde psicológica e o bem-estar das crianças e jovens em tempo de confinamento social.

leiria-ganha-linha-de-apoio-psicologico-para-criancas-e-jovens

É assegurada pela equipa constituída por seis psicólogos que trabalham junto dos agrupamentos de escolas no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, em parceria com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Leiria.

O serviço integra-se num projecto inovador de apoio à distância desenhado pela equipa PIICIE do concelho de Leiria através do qual apoia 209 alunos de sete agrupamentos de escolas do concelho no terceiro período lectivo.

A linha #LeiriApoiaEmCasa escuta, aconselha e encaminha:

#Escuta. Ao recorrer à linha #LeiriApoiaEmCasa, as famílias beneficiam de um serviço gratuito de aconselhamento psicológico, em que podem falar abertamente dos ansiedades, preocupações ou incertezas que se acentuaram neste tempo de confinamento social, particularmente aquelas que nascem de uma nova realidade familiar, onde se torna difícil conciliar a vida conjugal, profissional e familiar.

#Aconselha. A linha #LeiriApoiaEmCasa ajuda as famílias a mitigar as assimetrias que a pandemia acentuou na aprendizagem e sucesso escolar, bem como as ameaças que criou à saúde psicológica positiva e ao bem-estar das crianças e jovens. Com estratégias simples, mas fundamentadas na investigação e prática clínica e psicopedagógica, os psicólogos irão fornecer estratégias úteis para organizar as rotinas de aprendizagem à distância e para lidar com problemas emocionais, de aprendizagem e do comportamento das crianças e jovens.

#Encaminha. Ao ligar para a linha #LeiriApoiaEmCasa, as famílias que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, ou crianças ou jovens que se encontrem em situação de risco serão ainda informadas dos apoios existentes na comunidade e encaminhadas para as respostas e entidades competentes.

Para contactar a linha #LeiriApoiaEmCasa marque 244 839 586, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.