Sociedade

Leiria marcha pelos direitos humanos de pessoas LGBTQIAP+

2 out 2021 18:40

Centenas de marchantes juntaram-se esta tarde contra a discriminação

leiria-marcha-pelos-direitos-humanos-de-pessoas-lgbtqiap
Iniciativa juntou marchantes de vários pontos do País
Daniela Franco Sousa
Daniela Franco Sousa

Adriana, Maria João, Alexandre e Sthephane estiveram entre as centenas de pessoas, vindas de vários pontos do País, e que se juntaram hoje à tarde, em Leiria, naquela que foi a primeira marcha pelos direitos LGBTQIA+ do concelho.

Em causa esteve a iniciativa Leiria, Marcha!, uma marcha pacífica, activista, defensora dos direitos humanos das pessoas  LGBTQIAP+, que quis pugnar pela “inclusão, respeito, empatia, visibilidade” e “contra todas as  formas de discriminação”.

“Queremos promover a inclusão de toda a comunidade LGBTI+ da região de Leiria como membros importantes da sociedade, só assim conseguiremos dar voz a todas, todos e a todes aqueles que, durante muito tempo, não tiveram apoio, reconhecimento e liberdade de expressão”, considerava a organização do evento, que partiu do campus 1 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, percorrendo vários pontos da cidade.

Mariana Lisboa e Maria João Rosa marcaram presença neste evento. Para Mariana, de 25 anos, natural de Leiria, a homossexualidade continua a ser um factor de discriminação, sobretudo no local de trabalho. “Mas a família já se habituou à ideia”, conta a jovem.

Menos aceitação por parte do agregado familiar sente a namorada, Maria João, de Alcobaça. “Sou de uma cidade onde ainda há preconceito. Se há festas de aniversário, eventos sociais com a família, convidam os namorados de todos. Da Mariana nem sequer falam”, expõe a jovem de 33 anos, para quem qualquer manifestação pública de afecto  com o seu par está fora de questão quando se trata de passear na sua cidade.

Foi pela inclusão e pelo respeito pela comunidade, que também Alexandre Lavado, de 57 anos, e o companheiro Stephane Parramon, de 51, marcharam esta tarde em Leiria. A residir em França e de férias na Figueira da Foz, o casal decidiu juntar-se à marcha.

Juntos há 21 anos, ambos entendem que, embora Portugal tenha permitido o casamento entre pessoas do mesmo sexo mais cedo do que a França, é no território português que encontram mais discriminação em relação à comunidade LGBTQIAP+.

A comissão organizadora da Leiria, Marcha! foi composta pelo Movimento LGBTI Leiria, o Grupo Local de Leiria da Amnistia Internacional, as associações de estudantes da ESTG, ESECS e ESSLEI e contou com o apoio da Câmara Municipal de Leiria.