Desporto
Leiria Run quer dar a conhecer locais emblemáticos da Revolução de Abril
Marcada para 4 de Maio, a 9.ª edição da prova pretende assinalar o cinquentenário do 25 de Abril.
A 9.ª edição do Leiria Run, marcado para 4 de Maio, terá como mote a liberdade e, para assinalar o cinquentenário do 25 de Abril, serão dados a conhecer locais que “fizeram a história da Revolução dos Cravos na cidade”.
Segundo a Câmara Municipal de Leiria, a prova que passa por locais inusitados convida os participantes a partir à “descoberta” de “edifícios, espaços públicos, pessoas e histórias” que tiveram um papel de relevo na resistência contra a ditadura.
Também Carlos Monteiro, do COC – Clube de Orientação do Centro e uma das pessoas que anualmente desenha os percursos do Leiria Run, referiu na apresentação da prova, durante a tarde de ontem, que, além das tradicionais passagens pelo Castelo de Leiria e pelo rio Lis, serão desvendados sítios por onde “nunca ninguém passou”.
O vereador da Câmara de Leiria com o pelouro do Desporto lembrou que este é “um evento que tem sempre uma adesão em massa”.
“Em 2023, foram quatro mil pessoas e, este ano, as inscrições estão a decorrer a um ritmo elevado. É possível que fechem muito antes da data da prova. Deixo o apelo para que se registem o mais rapidamente possível”, enfatizou Carlos Palheira, apontando para um limite de 4.500 participantes.
A primeira fase de inscrições decorre até 1 de Abril. Além dos 13 quilómetros de corrida, o Leiria Run contempla também um percurso de nove quilómetros de caminhada.