Viver

Leiria sabe em Março se continua na corrida a capital europeia da cultura

19 jan 2022 11:58

A defesa da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 acontece em Lisboa e já tem data marcada

leiria-sabe-em-marco-se-continua-na-corrida-a-capital-europeia-da-cultura
Anabela Graça, Paulo Lameiro e Gonçalo Lopes na entrega do bid book, em Novembro
Ricardo Graça/Arquivo

É o momento eliminatório de pré-selecção antes da decisão final. A defesa da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 acontece dentro de mês e meio, em Lisboa. Já são conhecidas as datas: 7, 8 e 9 de Março. Depois desta audiência o júri de peritos independentes vai definir a shortlist (lista reduzida) de cidades que continuam na corrida. E excluir as restantes, que ficam pelo caminho.

“Curar o comum” é o lema da candidatura da Rede Cultura 2027, liderada por Leiria, que reúne 26 municípios dos distritos de Leiria, Santarém e Lisboa e concorre com outras 11 cidades portuguesas – Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real – que submeteram o bid book (livro de candidatura) no passado mês de Novembro.

Nas fases de pré-selecção e selecção, o júri é composto por 12 membros: dez membros nomeados pelas instituições e órgãos europeus, ou seja, o Parlamento Europeu, o Conselho, a Comissão e o Comité das Regiões, e dois membros nomeados pelo Ministério da Cultura em consulta com a Comissão Europeia.

A audiência agendada para Março contempla uma apresentação oral de cada cidade candidata, com um limite temporal de 45 minutos, além de uma sessão de perguntas e respostas entre os jurados e cada cidade candidata, também com um limite temporal de 45 minutos.

As cidades são livres para decidir quem enviar para apresentar a candidatura, desde que a delegação seja limitada a um máximo de 10 pessoas.

A autoridade de gestão responsável pelo processo de selecção do título de Capital Europeia da Cultura para o ano 2027, em Portugal, é o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), um serviço sob tutela e superintendência da ministra da Cultura.

A cidade vencedora recebe um prémio de 1,5 milhões de euros, além de 25 milhões de euros do Orçamento do Estado.

Segundo o calendário oficial, a última reunião de selecção deverá ocorrer no quarto trimestre de 2022 em Lisboa e a designação das capitais europeias da cultura para 2027, uma em Portugal e outra na Letónia, está prevista para final de 2022 ou início de 2023.