Viver

Leiria Sacra: Identidade, Património, Museologia apresentada na Igreja de São Pedro

1 jul 2025 12:00

Esta publicação fortalece o trabalho do Laboratório de Arte Religiosa, que se dedica ao estudo do património religioso material e imaterial

leiria-sacra-identidade-patrimonio-museologia-apresentada-na-igreja-de-sao-pedro

 

Foram dez anos de trabalho de investigação para concluir a obra Leiria Sacra: Identidade, Património, Museologia, uma publicação coordenada por Marco Daniel Duarte, director do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima, que será apresentada no próximo dia 13 de Julho, na Igreja de São Pedro, pelas 16 horas.

Com 215 páginas, o livro reúne contributos de especialistas de várias áreas académicas, que exploram Leiria como uma cidade cuja matriz cristã, desde a sua génese enquanto sede episcopal, moldou a identidade e o património local, refere uma nota de imprensa da Câmara de Leiria.

Segundo o comunicado, esta matriz cristã, integrada com outras tradições religiosas, projectou-se para além das fronteiras geográficas, estabelecendo pontes culturais e históricas.

“Contar a história de Leiria a partir das fontes cristãs é uma forma essencial de narrar a sua identidade, reconhecendo que grande parte da documentação disponível se centra nesta perspectiva”, adiantou Marco Daniel Duarte, citado na nota de imprensa.

 

Com um design gráfico de Inês do Carmo, esta publicação fortalece o trabalho do Laboratório de Arte Religiosa, que se dedica ao estudo do património religioso material e imaterial, aliando rigor académico a abordagens inovadoras e participativas.

 

A sessão de apresentação oficial contará com a intervenção de Vítor Serrão, professor catedrático Emérito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

Entre os autores da obra destacam-se Acácio de Sousa, Fátima Eusébio, Humberto Dias, Marco Daniel Duarte, Maria Isabel Roque, Mónica Freire Pereira, Saul António Gomes, Sónia Vazão e Vânia Carvalho.

Estes investigadores partilham estudos aprofundados sobre cerca de uma centena de peças de arte sacra, resultado das exposições organizadas desde 2017 em parceria entre o Museu de Leiria e o Departamento do Património Cultural da Diocese.