Economia

Leiria vai criar agência para atrair investimento

11 fev 2016 00:00

A região não tem estado na rota dos que querem investir em Portugal, cenário que a associação empresarial Nerlei quer alterar

leiria-vai-criar-agencia-para-atrair-investimento-3056
Raquel de Sousa Silva

Identificar que investimentos interessam à região de Leiria,dá-la a conhecer e apoiar os investidores existentes para que reforcem as suas apostas são algumas das atribuições de um organismo que se pretende criar para promover a atracção de investimento.

Jorge Santos, presidente da Nerlei, que apresentou o projecto ao início da tarde desta quinta-feira, dia 11, num evento realizado nas instalações da associação, explica que este tem de ser um trabalho “alargado de toda a região”, e não apenas da associação.

“Todos sabemos que é fundamental atrair mais e melhor investimento”, disse o dirigente, lembrando que há estudos que mostram que Leiria “não se encontra na rota dos investidores nacionais e estrangeiros”, apesar de ser uma região dinâmica e empreendedora, com uma taxa de desemprego abaixo da média.

Para atrair investimento e promover a competitividade, Nerlei, Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e Instituto Politécnico assinaram dois protocolos, um com a AICEP e outro com o IAPMEI. As três primeiras entidades “partilham o entendimento de que a região de Leiria tem todas as condições para se tornar uma das principais regiões receptoras de investimento directo”.

Entre elas, apontam a “dinâmica e diversidade empresarial”, o “excelente relacionamento entre as entidades regionais”, o posicionamento geográfico e a diversidade de locais para instalação de empresas, a mão-de-obra qualificada e a disponibilidade do Politécnico para formar os recursos humanos necessários.

Depois da assinatura do protocolo, o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, falou sobre a importância da indústria na internacionalização. Antes disso, e naquela que foi a sua primeira inauguração enquanto governante, visitou e inaugurou a Enpromoulds, na Martingança.

Leia mais na edição impressa, na próxima quinta-feira