Sociedade

Leiria vai criar grupo de trabalhar para preparar a próxima década

11 jan 2020 13:07

Presidente da Câmara apresentou um conjunto de desafios que irão contribuir para a projecção do concelho até 2030, com o objectivo de garantir a fixação dos jovens.

leiria-vai-criar-grupo-de-trabalhar-para-preparar-a-proxima-decada
Gonçalo Lopes quer apostar num concelho a pensar na fixação dos jovens
Município de Leiria

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, anunciou esta sexta-feira a criação de um grupo de trabalho para o Planeamento de Leiria 2020-30, com o objectivo de traçar uma estratégia de afirmação de Leiria como um concelho de referência a nível nacional e internacional.

O anúncio foi feito na sessão de Abertura do Ano Municipal, no Teatro Miguel Franco, durante a qual Gonçalo Lopes defendeu que Leiria deve assumir um modelo de desenvolvimento competitivo, sustentável e inclusivo, potenciando a identidade e as especificidades do território e da sua população.

“O objectivo desta sessão é apresentar o nosso pensamento, a nossa visão, o nosso sonho para Leiria na próxima década”, disse, destacando o posicionamento, acima da media nacional, que Leiria conquistou em várias áreas, graças ao contributo de diversas entidades locais, de áreas tão diversas como o setor empresarial, o ensino ou a cultura.

“Se há algo que distingue este território de outras regiões é o espirito de entreajuda, a dedicação, cooperação, união e o sentimento de ser Leiria”, afirmou Gonçalo Lopes, realçando a capacidade que esta região tem apresentado para se unir em torno dos grandes desafios.

O presidente da Câmara referiu que o processo de planeamento 20202-30 deverá seguir uma metodologia participativa e multigeracional, de modo a encontrar respostas para fazer face aos novos desafios e oportunidades com que os territórios se confrontam.

“Dentro de 10 anos Leiria tem de estar preparada para ser um concelho referência para fixar pessoas”, em especial as novas gerações, defendeu, apelando à participação da sociedade civil neste exercício de reflexão e de antecipação do futuro.

A fixação de pessoas, a defesa ambiental e a capitalização do novo ciclo de incentivos comunitários para a afirmação da região foram algumas metas apresentadas pelo presidente da Câmara Municipal de Leiria. A proposta de planeamento deverá assentar em três eixos: Município dinâmico, saudável e vibrante.

Se quiser conhecer melhor as ideias do Município de Leiria leia mais na edição em papel do Jornal de Leiria da próxima quinta-feira.