Viver
Lendas dos metais graves nos últimos concertos do Gravíssimo!
Músicos internacionais são atracção nos espectáculos que acontecem no Mosteiro e no Museu do Vinho de Alcobaça
Na próxima sexta-feira, o concerto de encerramento do Gravíssimo! leva a palco, em Alcobaça, duas estrelas dos metais graves: o tubista Oren Marshall (que já trabalhou com os Radiohead) e o saxofonista Howie Smith (que colaborou com Elvis Presley, por exemplo).
A carreira de Oren Marshall inclui desde bandas de jazz em pubs no sul de Londres até colaborações com Bobby McFerrin, apresentações para a Rainha de Inglaterra e participações em bandas sonoras de filmes como O Panda do Kung-Fu, Batman - O Cavaleiro das Trevas ou Missão Impossível: Fallout.
No currículo de Howie Smith, professor emérito da Cleveland State University, nos Estados Unidos, surgem momentos com John Cage e Dizzy Gillespie, além de inúmeras obras gravadas e performances ao vivo com orquestras.
Oren Marshall e Howie Smith (como convidado especial) actuam no Claustro D. Dinis do Mosteiro de Alcobaça na sexta-feira, 30 de Agosto, pelas 21:30 horas, no contexto do espectáculo Jazzy Night, o último do Gravíssimo! em 2024, em que também vão tocar André Fernandes, António Quintino e Alexandre Frazão.
Também na sexta-feira, mas às 18 horas, o ensemble de tubas Baixa Ria, dirigido por Ricardo Antão, toca no bosque do Mosteiro.
Hoje, pelas 18 horas, o Claustro da Portaria do Mosteiro de Alcobaça recebe Maxine Troglauer e Telmo Marques (com solo Oren Marshall) e no mesmo local, às 21:30 horas, decorre o Recital de Jovens Talentos, com Henrique Dias, Ilídio Costa, Luis Leitão, João Badajós, Henrique Peralta e o quinteto d metais Five Ways.
Amanhã, quinta-feira, depois das 22 horas, o Museu do Vinho acolhe o espectáculo Cool Vibes: Bass Clef Companions (Jukka Myllys e Sérgio Carolino) e The Postcard Brass Band (Mário Marques, Rúben da Luz, Sérgio Carolino e Michael Lauren).
O Gravíssimo! 2024 é organizado pela ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes.