Viver

Livro, exposição, concerto e CD marcam encerramento da comemoração da chegada de Guilherme Stephens à Marinha Grande

15 dez 2019 08:00

Este domingo, a agenda cultural da cidade está carregada de eventos

livro-exposicao-concerto-e-cd-marcam-encerramento-da-comemoracao-da-chegada-de-guilherme-stephens-a-marinha-grande
Retrato de Guilherme Stephens
DR

No âmbito das comemorações dos 250 anos da chegada de Guilherme Stephens à Marinha Grande, que encerram oficialmente hoje, domingo, dia 15, a partir das 15 horas, estão previstas diversas actividades que decorrem no Museu do Vidro e na Casa da Cultura - Teatro Stephens, que assinalam igualmente o 21.º aniversário do museu.

Segundo a Câmara Municipal da Marinha Grande, promotora da celebração, hoje, haverá a inauguração da exposição documental, iconográfica e bibliográfica intitulada Guilherme Stephens - Um Homem à frente do seu tempo, a cerimónia de doação de bens ao Museu do Vidro; e a apresentação do livro e CD Palco de Memórias, da autoria de Norberto Barroca e direcção musical de Tiago Ferreira.

Programa
15 horas
- Casa da Cultura – Teatro Stephens: Cerimónia de doação de bens ao Museu do Vidro no âmbito do 21.º aniversário do espaço; 

- Inauguração da exposição Guilherme Stephens - Um Homem à frente do seu tempo - Mostra documental, iconográfica e bibliográfica. Patente até 19 de Janeiro de 2020; 

16 horas 
- Casa da Cultura - Teatro Stephens Apresentação do livro Palco de Memórias. Retrata a peça de teatro apresentada na Casa da Cultura - Teatro Stephens, em 2014, no âmbito da reinauguração daquele espaço. Norberto Barroca foi o autor, encenador da peça que, agora, fica documentada também em livro, para que a memória de Guilherme Stephens e a história da Marinha Grande não sejam esquecidas;

- Apresentação do CD Palco de Memórias, da autoria de Norberto Barroca e direcção musical de Tiago Ferreira; 

- Encerramento das Comemorações dos 250 Anos da Chegada dos Stephens à Marinha Grande e do 21.º Aniversário do Museu do Vidro, pelos músicos que participaram no espectáculo Palco de Memórias.

A autarquia celebrou ao longo deste ano os dois séculos e meio da chegada do empresário britânico à Marinha Grande, com um conjunto de actividades.



Entre as quais se destacou a Grande Recriação História dessa chegada, dirigida pelo encenador Norberto Barroca, natural do concelho.

Acerca de Guilherme Stephens
(Nascimento 16 de Maio de 1731, na Cornualha/Morte, Reino Unido. Morte a 11 de Maio de 1803, em Lisboa)
Empresário reconhecido pelo seu papel no desenvolvimento económico, cultural e social da Marinha Grande, enquanto proprietário da Real Fábrica de Vidros, homem progressista, de grande sensibilidade intelectual e humanista, e promotor de inúmeras ações com vista ao progresso socio-económico, educativo e artístico dos seus operários e da comunidade da Marinha Grande.