Desporto

Livro reflecte sobre a identificação e desenvolvimento dos talentos desportivos

12 nov 2023 09:25

A obra, que já pode ser adquirida, destina-se aos praticantes, pais, treinadores, dirigentes de um clube ou de uma associação desportiva, e à comunidade em geral

livro-reflecte-sobre-a-identificacao-e-desenvolvimento-dos-talentos-desportivos
O livro foi apresentado na última terça-feira, na ESECS do Politécnico de Leiria
AF Leiria

“A capacidade excepcional de um futebolista — ou de um atleta, no sentido lato — depende da capacidade do praticante, do resultado da aplicação de meios externos sobre essa capacidade ou de uma conjugação desses factores?”. Esta é a pergunta a que pretende responder o livro ‘Talentos Desportivos - Da identificação ao pleno desenvolvimento’, lançado pela Associação de Futebol de Leiria (AFL) e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria.

O livro, que já pode ser adquirido, destina-se aos praticantes, pais, treinadores, dirigentes de um clube ou de uma associação desportiva, e à comunidade em geral, tendo como objectivo explicar como se detectam sinais de talento num atleta, encaminhar-lhe o crescimento, de modo que evite os “perigos e armadilhas de cada fase”, e introduzi-lo no alto rendimento (clubes de elite, federações, provas olímpicas e paralímpicas).

“A obra nasceu no âmbito do Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022. Na altura pensámos que seria importante compilar, num único documento, distintos artigos sobre estas matérias, para nos ajudar a reflectir sobre o talento dos atletas e todos os processos inerentes a este talento”, explica Manuel Nunes, presidente da AFL.

O livro apresenta reflexões e dados disponibilizados por especialistas e investigadores de vários sectores de actividade, com ligações privilegiadas ao desporto, como Fernando Tenreiro, José Couceiro, José Lima, José Manuel Constantino, José Manuel Lourenço, entre outros.

Apesar de ser financiado pela Federação Portuguesa de Futebol e coordenado pela AFL, a obra “é transversal a todas as modalidades”, assegura Manuel Nunes, sublinhando a “importância de, na concretização deste projecto, se ter conciliado as vertentes política, desportiva e académica”.

“É um verdadeiro exemplo do serviço nacional do desporto. É uma obra que fará reflectir sobre o que é mais correcto fazer, e sobre como poderemos evoluir e melhorar. Assume uma importância ainda maior quando está actualmente a decorrer o processo de revisão da Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto”, conclui. 

O livro foi apresentado na última terça-feira, na ESECS, pelo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira.