Viver

Livros, autores e muito mais no Folio sobre nós e O Outro

15 out 2021 10:09

Óbidos: festival vai até 24 de Outubro com mais de 170 acções

livros-autores-e-muito-mais-no-folio-sobre-nos-e-o-outro
Jung Chang, autora de Cisnes Selvagens, Mao, A Imperatriz Viúva e As Irmãs Soong

A autora do best-seller internacional Cisnes Selvagens, Jung Chang, nascida na China e actualmente a viver em Londres, está em Óbidos no próximo sábado, 16 de Outubro, para falar sobre a pertença no estrangeiro com o escritor Richard Zimler, natural dos Estados Unidos mas radicado em Portugal.

É uma das 16 mesas do Folio Autores, numa edição dedicada ao tema “O Outro”, que percorre desde a violência interior que o corpo pode infligir durante o crescimento, a doença e o envelhecimento até aos refugiados e migrantes à porta da Europa.

Como explicam os curadores Ana Sousa Dias e Pedro Sousa: “Sem o outro não somos nada, porém, desconfiamos do outro. É este paradoxo que queremos discutir”.

Em 2021, as conversas do Folio Autores juntam Leïla Slimani com Juan Gabriel Vásquez, Jeferson Tenório com Paulo Scott, Ece Temelkuran com Daniel Innenarity e Ricardo Araújo Pereira com Dulce Maria Cardoso, entre outros, num total de 31 ficcionistas, poetas e pensadores de 13 países, convidados a reflectirem sobre a cor da pele, a liberdade de expressão, a luta de classes ou o fim das democracias.

Alberto Manguel e Pedro Mexia, por exemplo, vão debater a literatura enquanto lugar de aproximação ou distanciamento, Ilja Leonard Pfeijffer e Davide Enia debruçam- se sobre uma Europa de migrantes e para Mário Lúcio e Afonso Cruz o mote são os tantos outros em cada um de nós.

Nove concertos, 12 exposições

Com abertura oficial ontem, 14 de Outubro, o Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos prolonga-se até ao próximo dia 24 e distribui-se através dos eixos Autores, Educa, Mais, Ilustra, Folia, Boémia e BD, que oferecem lançamentos de livros, leituras, concertos, exposições, contos, oficinas, seminários, tertúlias, palestras, masterclasses, teatro de marionetas, dança, performance, cinema de animação e curtas-metragens.

Um oceano de possibilidades, mais de 170 acções, na vila designada pela Unesco, em 2015, como Cidade Criativa da Literatura.

No Folio Mais, destaque para a apresentação, com a presença de Mia Couto, do Prémio Literário Fernando Leite Couto, que tem como objectivo promover os trabalhos de novos escritores moçambicanos e estimular a produção de obras literárias em português.

Já os espectáulos de Ana Laíns, Lena d'Água, Galandum Galundaina, Dead Combo, Stereossauro e Mário Lúcio com Teresa Salgueiro destacam-se nos nove concertos propostos pelo Folio Folia, sempre na Cerca do Castelo.

E há mais concertos, no Folio Boémia, para ver e ouvir nos jardins do Espaço Ó e do Solar da Praça de Santa Maria.

Pim! Para imaginar o mundo

No Folio Ilustra, sobressaem a entrega do PNI – Prémio Nacional de Ilustração e a sexta Pim! - Mostra de Ilustração para Imaginar o Mundo, já o Folio BD sugere um workshop de banda desenhada em quatro sessões e o Folio Educa tem como momento mais alto o seminário internacional que se realiza nos dias 23 e 24 de Outubro, acerca da educação em rede, com foco nos desafios e oportunidades do ambiente digital.

Ainda no programa do Folio, descobrem-se 12 exposições, entre elas, Diário das Nuvens, com imagens de João Francisco Vilhena e poemas de João Paulo Cotrim, Cadáver Esquisito, com ilustração, design e tipologia de Nuno Saraiva e Marko Rosaline, Flexágono, com curadoria de Pedro Moura, sobre as faces da banda desenhada contemporânea portuguesa, e Jean Moulin Lisboa 1941, com organização de Manuela Rêgo, João Soares, José Manuel Saraiva, Jorge Silva e João Paulo Cotrim, inspirada na passagem por Lisboa do herói da Resistência Francesa.