Viver

Lotação esgotada no arranque do 8.º Festival de Jazz da Marinha Grande

3 nov 2022 14:08

Salvador Sobral e Victor Zamora na sexta, Afonso Pais em sexteto (ainda com bilhetes disponíveis) no sábado

lotacao-esgotada-no-arranque-do-8o-festival-de-jazz-da-marinha-grande
Alma Nuestra, projecto de Salvador Sobral com Victor Zamora, Nelson Cascais e André Sousa Machado
DR

A abertura do 8.º Festival de Jazz da Marinha Grande, a 4 de Novembro, cabe ao projecto Alma Nuestra, que junta Salvador Sobral e o pianista cubano Victor Zamora, numa reinterpretação das sonoridades mais tradicionais da América Latina, mas os bilhetes para o Teatro Stephens já esgotaram.

Os experientes Nelson Cascais (contrabaixo) e André Sousa Machado (bateria) completam o quarteto.

Sábado, 5 de Novembro, o primeiro fim-de-semana do 8.º Festival de Jazz da Marinha Grande oferece a oportunidade de ouvir o guitarrista Afonso Pais com um espectáculo suportado no álbum O que já Importa.

Em palco, na Casa da Cultura Teatro Stephens, deverão estar João Neves (voz), Nazaré da Silva (voz), Maria Luísa (voz), João Hasselberg (baixo) e João Pereira (bateria).

O maior nome do cartaz, no entanto, é porventura a cantora Maria Mendes, uma das principais vozes portuguesas no meio jazzístico, com novo disco recentemente editado, que vai encerrar o 8.º Festival de Jazz da Marinha Grande, a 12 de Novembro.

Com vários anos de residência nos Países Baixos, Maria Mendes tem uma sólida carreira internacional, esteve nomeada nos prémios Grammy e já mereceu elogios de figuras como o produtor Quincy Jones.

Já este ano, lançou Saudade, Colour of Love, pela Challenge Records, um álbum ao vivo em que apresenta arranjos orquestrais para temas de Close to Me, que parte do fado e do folclore português.

Na noite anterior, a 11 de Novembro, actua o contrabaixista André Carvalho, com José Soares (saxofone alto) e André Matos (guitarra), numa apresentação do disco Lost in Translation.

Todos os concertos têm início às 21:30 horas.