Sociedade

Lusiaves estende mão à Inpulsar e à Câmara de Leiria para dar tecto aos sem-abrigo

16 out 2020 17:25

"Exemplo meritório que perdurará na história bonita da cidade""

lusiaves-estende-mao-a-inpulsar-e-a-camara-de-leiria-para-dar-tecto-aos-sem-abrigo
Grupo empresarial financiará habitação com 80 mil euros
Maria Anabela Silva

Os sem-abrigo de Leiria vão receber apoio do Grupo Lusiaves, através de uma parceria que junta o grupo empresarial sediado em Leiria, à autarquia local e à InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário, para "inserir socialmente pessoas", nesta situação, "através do modelo internacional Housing First".

O protocolo foi assinado hoje à tarde no edifício dos Paços de Conselho, em Leiria.

Após um apelo lançado pela Câmara de Leiria, a Lusiaves apoiou o projecto com um financiamento de 80 mil euros, que serão utilizados para proporcionar habitações individuais e um contributo para o dia-a-dia de todas as pessoas identificadas como sem-abrigo pela InPulsar, a associação dinamizadora do projecto Morada Certa - Leiria Housing First.

É a primeira vez que a iniciativa internacional Housing First recebe apoio de uma entidade privada.

“Ao associar-nos a esta causa solidária, meritória e sobretudo tão importante quanto urgente nos tempos que atravessamos, manifestamos a nossa solidariedade e responsabilidade social para com as comunidades onde nos encontramos. O Grupo Lusiaves não pode deixar de dar o seu contributo quando a saúde e o bem-estar social têm que estar no centro das prioridades”, referiu Avelino Gaspar, presidente do Grupo Lusiaves.

A Câmara Municipal de Leiria já financia este projecto, desde Outubro de 2019, no apoio à habitação permanente e individualizada de três pessoas em situação de sem-abrigo e garante o seu acompanhamento e monitorização trimestral através da Divisão de Desenvolvimento Social do Município, em conjunto com a equipa da InPulsar.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, referiu que considera “este momento particularmente marcante para Leiria, na medida em que se trata de um protocolo que junta o poder autárquico, movimento associativo solidário e sector empresarial num modelo de intervenção tripartido que junta diferentes competências e sensibilidades que se complementam”.

Pela Inpulsar, o presidente da Direcção da associação, Miguel Xavier, este é um exemplo meritório que "perdurará na história bonita da cidade". "Com esta acção todos traremos mais dignidade humana a Leiria e, por isso mesmo, se revela de uma importância extrema e de um valor inegável", sublinhou, agradecenfo ao Grupo Lusiaves por ter apoiado este projecto "que devolve às pessoas, que vivem em situação de sem-abrigo, a possibilidade de voltar a sonhar”.

Inspirado no modelo Housing First, um modelo já testado internacionalmente, o projecto Morada Certa – Leiria Housing First caracteriza-se por promover o acesso directo a uma habitação individualizada, estável e integrada, bem como por disponibilizar um conjunto diversificado de serviços de suporte no contexto habitacional e de ligação com outros recursos da comunidade. A implementação deste modelo enquadra-se no espírito e nos objetivos da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023, tendo sido já testado com resultados muito positivos e uma taxa de sucesso, entre os 80% e 90%.

Leia mais na edição impressa