Sociedade

Luso-descendente escolhida por Trump tem raízes em Pombal

7 fev 2017 00:00

Natália Luís, que gere com a irmã uma empresa de construção civil, vai representar pequenos empresários na Casa Branca

luso-descendente-escolhida-por-trump-tem-raizes-em-pombal-5877
Raquel de Sousa Silva

Tem raízes em Vermoil, Pombal, a luso-descendente escolhida por Trump para representar os pequenos empresários na Casa Branca. Chama-se Natália Luís e desde 2008 que gere, com a irmã Cidália, a empresa M. Luís Construction, que se dedica à construção de pavimentos e asfaltos, e que foi fundada pelo pai no início dos anos 80, em Maryland.

“Surpreendida e honrada”. Foi assim que Natália Luís disse à RTP sentir-se por ter sido escolhida por Donald Trump, que conheceu aos 17 anos quando ganhou uma bolsa de estudo, para representar os pequenos empresários na Casa Branca.

Sendo filha de emigrantes, como vê a política de emigração do novo presidente dos Estados Unidos? A empresária reconheceu à RTP não ter muito conhecimento sobre o assunto, mas frisou que aquele país “é feito de emigrantes” e que também no futuro assim continuará a ser.

Em 2013, a M. Luís Construction foi agraciada pelo então presidente Barack Obama, como exemplo de recuperação. Em 2008, quando as irmãs assumiram a gestão, de um momento para o outro, a empresa perdeu clientes e os bancos deixaram de conceder crédito. Na altura a construtora tinha 400 trabalhadores e dois anos depois já só empregava 150, contou à Lusa uma das irmãs. Graças aos mecanismos de apoio concedidos por Obama conseguiram comprar uma fábrica de cimento e expandir o negócio para novas áreas, voltando a crescer e a contratar.