Economia
Maçã de Alcobaça recupera e Pêra Rocha do Oeste teme abandono de pomares
A colheita da Maçã de Alcobaça e de Pêra Rocha do Oeste está prestes a começar e os produtores, apesar de registarem uma ligeira recuperação na produção, continuam enfrentar as doenças e as alterações climáticas
A campanha da colheita da fruta na região está prestes a começar e, apesar de algumas perspectivas positivas, a produção ainda não está no seu mais alto potencial e não recuperou totalmente da quebra significativa do ano passado.
Jorge Soares, presidente da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), estima uma colheita entre 5 a 10% superior a 2023, recuperando os números de 2022. “A produção está cerca de 10 a 20% áquem do nosso potencial, mas ligeiramente superior ao ano passado”, comentou o responsável, satisfeito ainda assim, com a ligeira recuperação deste produto local.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.