Sociedade

Mad: petiscos sobre o mar, com a dose certa de loucura

9 jul 2016 00:00

No Vale Furado, o eslovaco Slavo Husar comanda um novo destino gastronómico.

mad-petiscos-sobre-o-mar-com-a-dose-certa-de-loucura-4578

Há lugares sobre os quais pensamos várias vezes antes de escrever. Não porque lhes falte substância, mas para os proteger da multidão, ou, pelo menos, evitar que percam a essência. É o caso do Vale Furado e do restaurante Mad, um novo destino de petiscos, com vista sobre o Atlântico, que tem aos comandos um velho marinheiro da restauração.

Antes de chegar à praia vizinha da Légua e das Paredes de Vitória, no concelho de Alcobaça, Slavo Husar percorreu este mundo e o outro. Trabalhou em Portugal e no estrangeiro, foi chef e empresário, também o podem conhecer do bar Trombone Voador ou a dar formação na Escola Profissional da Nazaré. Viajou pela Alemanha, Itália, Malásia, Espanha, Dubai, e em todos os países arranjou maneira de aprender truques e segredos. Influências que agora partilha com os clientes, numa nova casa adoptiva e com a paixão de sempre. "Como gosto muito desta praia, decidi que estava na hora de voltar à cozinha e fazer petiscos".

No restaurante Mad, que abriu no início do mês de Junho, Slavo tem o apoio da chef Ana Pereira, que todos conhecem por Nita, com um currículo que inclui o restaurante 8 ou 80, na Nazaré. Ele, agora com 41 anos de idade, chegou a Portugal aos 25 e começou noutro destino obrigatório para quem gosta destas coisas: o Meu Jardim. Natural da antiga Checoslováquia, era para ficar os três meses de Verão, mas acabou por se tornar português de coração. Já o gosto pelos tachos e panelas, vem de sempre. "Fiz o meu primeirobolo com seis anos de idade, estava espectacular, só que esqueci-me de pôr levedura e o bolo não cresceu", graceja. "Acho que nasci com isto, sempre gostei".

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.