Viver

Magia com Salvador Sobral, um Jantar Sem Abrigo e muito mais até domingo

17 jun 2022 10:00

Último fim-de-semana do festival A Porta

Salvador Sobral em Leiria na abertura do festival A Porta
Salvador Sobral em Leiria na abertura do festival A Porta
Ricardo Graça
Concerto de Daniel Bernardes no domingo, 12 de Junho
Concerto de Daniel Bernardes no domingo, 12 de Junho
Ricardo Graça
Exposição Casa Plástica na antiga pousada da juventude
Exposição Casa Plástica na antiga pousada da juventude
Ricardo Graça
Jantar Angolano, na terça-feira
Jantar Angolano, na terça-feira
Ricardo Graça
Início do Jantar Sem Abrigo
Início do Jantar Sem Abrigo
Ricardo Graça
No Jantar Sem Abrigo, a associação InPulsar abriu um edifício antes usado como refúgio
No Jantar Sem Abrigo, a associação InPulsar abriu um edifício antes usado como refúgio
Ricardo Graça
Dois músicos brasileiros encerraram o Jantar Sem Abrigo
Dois músicos brasileiros encerraram o Jantar Sem Abrigo
Ricardo Graça
Leonardo Rito é o responsável pela curadoria da Casa Plástica
Leonardo Rito é o responsável pela curadoria da Casa Plástica
Ricardo Graça

O comentário de Salvador Sobral nas redes sociais, horas depois de actuar em Leiria, é provavelmente a melhor legenda para a noite inaugural do festival A Porta, no domingo, 12 de Junho: “Há, de facto, concertos especiais. Ontem foi um deles. Ao lado do André Santos, senti-me em casa, com um público tão respeitoso quanto sensível. Tinha vontade de ficar ali a noite inteira a cantar todas as canções que sei. Obrigado pela companhia tão especial e pela equipa toda d'A Porta. Excelente organização, pessoas boas e acolhedoras”.

Se os concertos de Daniel Bernardes e de Salvador Sobral com André Santos, no jardim interior da antiga pousada da juventude, com entradas pagas e lotação praticamente esgotada, são A Porta em esplendor pela primeira vez no ano de 2022, o Jantar Sem Abrigo, na terça-feira, sujeito a inscrição (25 euros por pessoa) e limitado a 15 participantes, é outro momento que fica para a história do festival, que desde a primeira edição investe numa combinação de cultura, cidadania activa e consciência social.

Num velho edifício desocupado perto do rio Lis, o Jantar Sem Abrigo revelou o interior de um espaço utilizado até há pouco tempo como refúgio. A receita da iniciativa reverte a favor da associação InPulsar, que desde há anos ajuda quem vive na rua e através do projecto Morada Certa já conseguiu habitação permanente e digna para 15 pessoas, com o apoio do município de Leiria, da Segurança Social e da Lusiaves.

A directora-geral Lisete Cordeiro e a restante equipa da InPulsar abriram o casarão na Ponte Hintze Ribeiro e entregaram uma refeição nas mesmas condições das rondas que fazem junto de utentes nas ruas de Leiria. Sem mesa posta, cada um dos participantes precisou de adaptar-se ao contexto e encontrar a melhor maneira de levar a experiência até ao fim.

Dentro do imóvel, além de colchões no chão e inúmeros objectos acumulados sem ordem aparente, ainda há roupa pendurada numa corda. “É difícil imaginar alguém viver aqui tanto tempo”, reconhece Débora Antunes, que se inscreveu no Jantar Sem Abrigo com um grupo de amigos, todos profissionais de saúde. No final, receberam como sobremesa musical um concerto de bandolim e percussão por dois cidadãos brasileiros actualmente a viver em Leiria.

Em geral, as actividades propostas pelo festival A Porta são gratuitas, no entanto, algumas implicam bilhete (é o caso dos concertos na discoteca Stereogun, sexta e sábado) ou estão sujeitas a reserva. E costumam esgotar. As informações e os formulários de inscrição encontram-se no site festivalaporta.pt, juntamente com o cartaz completo até ao encerramento, no próximo domingo, 19 de Junho.

Esta sexta-feira, entre outros locais, abre-se o palco para a primeira noite de concertos no Jardim Luís de Camões, de acesso livre. No sábado, durante o dia, o programa ocupa a Rua Direita e áreas envolventes. Domingo, repete-se a tradição: A Porta instala-se no parque do avião.

Em 2022, a água da torneira é a bebida oficial anunciada pelo festival. Em parceria com os SMAS Leiria, A Porta assegura a distribuição de água da torneira em recipientes reutilizáveis, numa rede com bebedouros, aguadeiros e pontos de enchimento.

Programa
 
5 chaves para abrir o festival A Porta
 
Os concertos. Os pequenos artistas da SAMP vão tocar em lojas históricas: a chapelaria Fonseca, a chapelaria Liz e a mercearia Ferreira. Já a estrela angolana Titica, com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, vai a palco no Jardim Luís de Camões, por onde também passam outros dois nomes vindos do estrangeiro, Blu Samu e Ryder The Eagle, além de Club Makumba, Sean Riley & The Slowriders e Moon Cowboy. Até domingo, os únicos concertos pagos acontecem na discoteca Stereogun – é lá que actuam os Sereias. Ao todo, os últimos quatro dias do festival A Porta incluem mais de 30 concertos (e sessões de clubbing) em espaços como a Igreja da Misericórdia e o Centro Cívico.
 
Rua Direita. O epicentro só se manifesta no sábado, 18 de Junho, mas é obrigatório para experienciar A Porta e mergulhar na essência do festival. Depois das 10 horas e até ao anoitecer, a Rua Direita, as transversais e alguns edifícios muito próximos acolhem o programa de ocupação do espaço público 1001 Portas e as actividades para a infância da Portinha. Ou seja, cerca de 30 acções para todas as idades, com oficinas, teatro, contos, pintura, dança, desenho e escultura. Estão ainda agendados dezena e meia de concertos, a Feira Bandida (onde cabe toda a criatividade), o Bazar Circular (comércio sustentável), o Mercado Maroto (arte erótica) e a Ffeiraa (mostra de ilustração e edição de autor).
 
Antiga pousada da juventude. Com programação desde 12 de Junho, a antiga pousada da juventude, no Terreiro, um edifício fechado há 10 anos, que agora se revela com um magnífico jardim interior, é o local para visitar a exposição colectiva Casa Plástica (curadoria de Leonardo Rito e obras de Sílvia Patrício, Nuno Gaivoto, Neuza Matias, Gonçalo Pena e Tiago Baptista). Está também patente uma exposição que faz o balanço da primeira Marcha Pelos Direitos LGBTQIA+ de Leiria. Sexta e sábado, acontecem vários concertos gratuitos e a performance O Chá das 7 pela drag queen Cherry Flavor.
 
Orfeão velho. Outro imóvel adormecido, o chamado orfeão velho, na Rua Latino Coelho, desocupado em 2010, abre no sábado, 18 de Junho, pelas 11 horas. Além do Bazar Circular, dedicado ao comércio de produtos sustentáveis, recebe o workshop Como Deixar de ser um Plantassassino e concertos de Sreya e Catarina Branco.
 
Parque do avião. No domingo, 19 de Junho, todo o programa do festival A Porta acontece no parque do avião, entre as 10 horas e o final da tarde. Passeios de caiaque, ultimate frisbee, magia cómica, dança criativa, contos, música e oficinas, em cerca de duas dezenas de propostas.