Viver
Magia com Salvador Sobral, um Jantar Sem Abrigo e muito mais até domingo
Último fim-de-semana do festival A Porta
O comentário de Salvador Sobral nas redes sociais, horas depois de actuar em Leiria, é provavelmente a melhor legenda para a noite inaugural do festival A Porta, no domingo, 12 de Junho: “Há, de facto, concertos especiais. Ontem foi um deles. Ao lado do André Santos, senti-me em casa, com um público tão respeitoso quanto sensível. Tinha vontade de ficar ali a noite inteira a cantar todas as canções que sei. Obrigado pela companhia tão especial e pela equipa toda d'A Porta. Excelente organização, pessoas boas e acolhedoras”.
Se os concertos de Daniel Bernardes e de Salvador Sobral com André Santos, no jardim interior da antiga pousada da juventude, com entradas pagas e lotação praticamente esgotada, são A Porta em esplendor pela primeira vez no ano de 2022, o Jantar Sem Abrigo, na terça-feira, sujeito a inscrição (25 euros por pessoa) e limitado a 15 participantes, é outro momento que fica para a história do festival, que desde a primeira edição investe numa combinação de cultura, cidadania activa e consciência social.
Num velho edifício desocupado perto do rio Lis, o Jantar Sem Abrigo revelou o interior de um espaço utilizado até há pouco tempo como refúgio. A receita da iniciativa reverte a favor da associação InPulsar, que desde há anos ajuda quem vive na rua e através do projecto Morada Certa já conseguiu habitação permanente e digna para 15 pessoas, com o apoio do município de Leiria, da Segurança Social e da Lusiaves.
A directora-geral Lisete Cordeiro e a restante equipa da InPulsar abriram o casarão na Ponte Hintze Ribeiro e entregaram uma refeição nas mesmas condições das rondas que fazem junto de utentes nas ruas de Leiria. Sem mesa posta, cada um dos participantes precisou de adaptar-se ao contexto e encontrar a melhor maneira de levar a experiência até ao fim.
Dentro do imóvel, além de colchões no chão e inúmeros objectos acumulados sem ordem aparente, ainda há roupa pendurada numa corda. “É difícil imaginar alguém viver aqui tanto tempo”, reconhece Débora Antunes, que se inscreveu no Jantar Sem Abrigo com um grupo de amigos, todos profissionais de saúde. No final, receberam como sobremesa musical um concerto de bandolim e percussão por dois cidadãos brasileiros actualmente a viver em Leiria.
Em geral, as actividades propostas pelo festival A Porta são gratuitas, no entanto, algumas implicam bilhete (é o caso dos concertos na discoteca Stereogun, sexta e sábado) ou estão sujeitas a reserva. E costumam esgotar. As informações e os formulários de inscrição encontram-se no site festivalaporta.pt, juntamente com o cartaz completo até ao encerramento, no próximo domingo, 19 de Junho.
Esta sexta-feira, entre outros locais, abre-se o palco para a primeira noite de concertos no Jardim Luís de Camões, de acesso livre. No sábado, durante o dia, o programa ocupa a Rua Direita e áreas envolventes. Domingo, repete-se a tradição: A Porta instala-se no parque do avião.
Em 2022, a água da torneira é a bebida oficial anunciada pelo festival. Em parceria com os SMAS Leiria, A Porta assegura a distribuição de água da torneira em recipientes reutilizáveis, numa rede com bebedouros, aguadeiros e pontos de enchimento.