Sociedade

Maioria das escolas do distrito subiu no 'ranking'

17 dez 2015 00:00

A maioria dos estabelecimentos do distrito subiu no Ranking das Escolas 2015, elaborado com base nos resultados dos exames do básico e secundário no ano lectivo 2014/15

maioria-das-escolas-do-distrito-subiu-no-ranking-2679

No total, são 84 as escolas da região que figuram no ranking (só foram tidas em conta aquelas onde se realizaram mais de 50 provas e algumas constam do básico e do secundário), sendo que 51 melhoraram a sua posição, enquanto 29 desceram.

No ensino básico, a maior subida foi protagonizada pelo Externato D. Fuas Roupinho, que ascendeu 697 lugares, resultado para o qual contribuiu a “mudança evidenciada nos últimos anos, assente num ensino de qualidade”, aponta Susete Cardoso.

Este elemento da direcção pedagógica diz ainda que o estabelecimento da Nazaré “obteve os melhores resultados” neste concelho, “o que é justificado pelo Projecto Educativo diferenciador, promotor do desenvolvimento integral dos alunos, conducente a uma sociedade mais justa e interventiva, o que advém da promoção de ambientes de aprendizagem que favorecem a integração de saberes, o desenvolvimento da compreensão e do pensamento crítico, o exercício da cidadania e o aprender a ser, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis e empenhados na transformação do meio em que estão inseridos, capazes de responder, de forma eficaz, aos desafios da sociedade”.

Ainda no básico, mas no que se refere a descidas noranking, a maior foi a da Calazans Duarte, na Marinha Grande, que caiu 311 posições. Cesário Silva diz que, independentemente da posição no ranking, “os resultados dos exames constituem sempre um momento de análise e reflexão por parte dos professores e de outros órgãos do agrupamento”.

Sobre “os motivos que fazem com que os resultados da avaliação interna não sejam acompanhados pelos da avaliação externa”, o director diz que “um dos factores que mais contribuiu foi a elevada heterogeneidade” dos alunos, “com consequências directas nas suas motivações, interesses e valorização da escola enquanto espaço de aprendizagem e aquisição de novos saberes”.

No que toca aos exames do secundário, a maior subida entre as escolas do distrito de Leira registou-se na Secundária de Figueiró dos Vinhos, que ascendeu 190 posições. Fernanda Dias, directora do agrupamento, explica que esta melhoria dos resultados decorre da implementação de um plano estratégico de acções que contempla, entre outras, medidas como aulas de preparação para todos os alunos nas disciplinas com avaliação externa e apoio educativo.

Leia mais na edição impressa ou descarregue o PDF gratuitamente