Sociedade
Mais acidentes e mortos no primeiro trimestre nas estradas da PSP
Número de feridos graves diminuiu na área de intervenção da PSP
No primeiro trimestre deste ano, o Comando Distrital de Leiria da PSP informa que registou, na sua área de responsabilidade, um aumento do número de acidentes, bem como do número de vítimas mortais e feridos ligeiros.
Segundo os dados divulgados, a PSP contabilizou 682 acidentes, mais 57 do que em igual período de 2024, três mortos (mais dois) e menos seis feridos graves (12 em 2024).
No primeiro trimestre, foram também registados 134 feridos ligeiros (mais 10).
"Com o intuito de reforçar a segurança rodoviária, o Comando Distrital de Leiria da PSP continuará a fiscalizar os comportamentos de risco dos condutores, principalmente as condutas que têm elevada prevalência e maior impacto na sinistralidade rodoviária, tais como, circulação de viaturas em excesso de velocidade, condução sob a influência do álcool e/ou substâncias psicotrópicas e comportamentos que podem causar distração nos condutores, como por exemplo o uso do telemóvel durante a condução", refere o comunicado de imprensa.
A PSP apela aos condutores que circulem em segurança e não adoptem comportamentos que possam diminuir as suas capacidades de condução.
- Não conduzam sob o efeito do álcool e/ou de substâncias psicotrópicas;
- Mantenham a distância de segurança do veículo da frente;
- Não conduzam em excesso de velocidade;
- Adaptem a sua condução às condições meteorológicas e ao estado da via;
- Não utilizem o telemóvel durante a condução;
- Utilizem os elementos de segurança passiva (cintos de segurança, sistemas de retenção, capacetes).