Sociedade

Mais de 67% dos jovens pré-universitários querem ser empresários

10 mai 2016 00:00

Estudo internacional analisa atitudes dos alunos dos 15 aos 21 anos

mais-de-67-dos-jovens-pre-universitarios-querem-ser-empresarios-4032

Os jovens pré-universitários portugueses revelem-se os mais empreendedores. Esta é uma das conclusões do Relatório Young Business Talents 2016, desenvolvido pela empresa Young Business Talents, em parceria com a Nívea e a Praxis MMT.

De acordo com a investigação citada pelo Expresso Emprego, que tem por objectivo conhecer as atitudes e tendências dos jovens entre os 15 e os 21 anos, nas questões determinantes que influem o seu futuro, e que analisou comparativamente os jovens de Portugal, Espanha, Itália e Grécia, “mais de 67% dos jovens pré-universitários portugueses, que actualmente frequentam o 10.º, 11.º e 12.º, colocam a hipótese de consolidar uma carreira profissional gerindo o seu próprio negócio”.

O estudo revela que a atitude perante o empreendedorismo “é significativamente diferente consoante a área geográfica onde se encontram os jovens inquiridos”. Aponta que a zona formada por Portalegre e Santarém é a que acumula maior percentagem de jovens com predisposição para o empreendedorismo, 40% mais do que os do Porto, com 72% dos alunos a ponderarem esta via.

Já uma análise global do estudo permite também perceber que os jovens portugueses são, entre os quatro países analisados, os primeiros a apontar o empreendedorismo como opção de carreira. Os italianos são os segundos, mas com uma diferença de 49%. O sector dos serviços é o mais atractivo para os jovens que ponderam criar a sua própria empresa.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo