Sociedade
Mais de mil idosos vivem isolados na região de Leiria
Operação Censos Sénior 2023 da GNR realizou acções de sensibilização

São 1.024 os idosos que vivem sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica ou outra que possa colocar em causa a sua segurança na região de Leiria. Este é o resultado da operação Censos Sénior 2023, que a GNR realizou durante o mês de Outubro em todo o território nacional.
O número apurado no distrito de Leiria, que desceu ligeiramente face aos 1.109 identificados em 2022, refere-se apenas à área de intervenção da GNR, sobretudo, em zonas rurais, e representa 2,3% dos 44.114 idosos identificados em todo o País.
Numa nota de imprensa, a GNR adianta que a operação Censos Sénior 2023, que decorre todos os anos no âmbito do policiamento comunitário, "visa garantir um conjunto de acções de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, com o objectivo de sensibilizar para comportamentos de auto-protecção de segurança e reforçar o sentimento de segurança".
Durante a operação, os militares realizaram um conjunto de acções que "privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adopção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.
Durante o mês de Outubro, a GNR efectuou 304 acções em sala e 2 651 acções porta a porta, abrangendo um total de 24.978 idosos.
Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição desta operação, a Guarda tem vindo a actualizar a sinalização geográfica, "proporcionando assim um apoio mais próximo à população idosa, o que certamente contribui, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR e, por outro, para o aumento do seu sentimento de segurança".