Sociedade

Mais de mil idosos vivem isolados na região de Leiria

3 nov 2023 09:31

Operação Censos Sénior 2023 da GNR realizou acções de sensibilização

mais-de-mil-idosos-vivem-isolados-na-regiao-de-leiria
Número de idosos isolados no distrito representa 2,3% dos 44.114 identificados em todo o País
Ricardo Graça/Arquivo

São 1.024 os idosos que vivem sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica ou outra que possa colocar em causa a sua segurança na região de Leiria. Este é o resultado da operação Censos Sénior 2023, que a GNR realizou durante o mês de Outubro em todo o território nacional.

O número apurado no distrito de Leiria, que desceu ligeiramente face aos 1.109 identificados em 2022, refere-se apenas à área de intervenção da GNR, sobretudo, em zonas rurais, e representa 2,3% dos 44.114 idosos identificados em todo o País.

 Numa nota de imprensa, a GNR adianta que a operação Censos Sénior 2023, que decorre todos os anos no âmbito do policiamento comunitário, "visa garantir um conjunto de acções de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, com o objectivo de sensibilizar para comportamentos de auto-protecção de segurança e reforçar o sentimento de segurança".

Durante a operação, os militares realizaram um conjunto de acções que "privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adopção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

Durante o mês de Outubro, a GNR efectuou 304 acções em sala e 2 651 acções porta a porta, abrangendo um total de 24.978 idosos.

Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição desta operação, a Guarda tem vindo a actualizar a sinalização geográfica, "proporcionando assim um apoio mais próximo à população idosa, o que certamente contribui, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR e, por outro, para o aumento do seu sentimento de segurança".