Sociedade

Mais dinheiro para obras nos Mosteiros da Batalha e de Alcobaça

8 mai 2020 16:29

Obras terão de ficar concluídas até 30 de Junho do próximo ano

mais-dinheiro-para-obras-nos-mosteiros-da-batalha-e-de-alcobaca
Momumento de Alcobaça será um dos espaços intervencionados
Ricardo Graça

Há mais 3 milhões de euros disponíveis para intervenções nos Mosteiros da Batalha, de Alcobaça e Convento de Cristo, adianta o Expresso. De acordo com o semanário, a Direcção-Geral do Património Cultural recebeu esta quinta-feira a confirmação do reforço de verbas para obras em três monumentos património da Humanidade.

Mosteiro da Batalha, o Convento de Cristo e o Mosteiro de Alcobaça vão ser intervencionados e apoio que chega do FEDDER (Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional) ascende a 3,22 milhões de euros.

A verba, adianta o Expresso, destina-se a à conservação e valorização dos espaços, tanto no Convento de Cristo, em Tomar, como em Alcobaça.

No Mosteiro da Batalha vai proceder-se à conservação e restauro dos claustros de D. João I e de D. Afonso V, para o que já foi aberto o processo de concurso público por prévia qualificação.

Outra intervenção, para a qual decorre já o processo de adjudicação da empreitada, diz respeito à reconversão dos locais de acolhimento ao visitante - receção, bilheteira e loja. A intervenção consiste na valorização do circuito de visita e dos espaços para o público, o que inclui a alteração dos locais de entrada e saída do monumento, bem como a requalificação da recepção e da loja da Direção-Geral do Património Cultural.

As obras terão que estar concluídas a 30 de Junho do próximo ano.