Sociedade

Manifestação pelo clima juntou mais de 200 pessoas em Leiria

27 set 2019 00:00

Crianças e jovens pediram mais acção aos governantes no combate às alterações climáticas. População da Bajouca associou-se ao protesto, onde se reclamou o fim dos contratos de exploração de gás.

manifestacao-pelo-clima-juntou-mais-de-200-pessoas-em-leiria-10704
Maria Anabela Silva

Mais de duas centenas de pessoas, maioritariamente jovens, percorreram, esta manhã, as ruas da cidade de Leiria em defesa do planeta no âmbito da Greve Climática Global. Cortar 50% das emissões de gases com efeito de estufa até 2030 e o fim dos contratos de prospecção de gás são algumas das reivindicações do movimento, que também reuniu manifestantes em Pombal.

Em Leiria, os manifestantes concentraram-se junto ao Estádio Municipal, de onde partiram em direcção ao largo da República, em frente aos Paços de Concelho. Foi aí que o presidente da Câmara se dirigiu aos jovens, prometendo o empenhamento – o seu e do executivo – para “Leiria ter um melhor ambiente”.

O autarca respondeu ainda a algumas interpelações dos manifestantes. Houve quem perguntasse por que é que o Município “ignorou” o Dia Europeu sem Carros e a Semana Europeia da Mobilidade e, ao invés, tenha promovido eventos de “cariz automobilístico” - Leiria sobre Rodas, quem interpelasse sobre a posição do Município em relação à prospecção de gás na Bajouca e quem pedisse “mais e melhores transportes públicos”.

Gonçalo Lopes reconheceu que o Leiria sobre Rodas “tem impactos” ao nível ambiental, mas assegurou que a organização tentou compensá-los com a “plantação de árvores”. Alegou ainda que se trata de um evento que “já tem o seu histórico”, pois “vai já na sexta edição”, e “tem os seus admiradores”.

Em relação à prospecção de gás na Bajouca, o autarca pediu que a população “confie na Câmara”. “Quando tomarmos uma decisão, queremos que seja segura e credível junto de quem tem de decidir. Nunca será contra os vossos interesses”, afirmou o autarca, dirigindo-se ao grupo de moradores da Bajouca que se juntou aos manifestantes e onde dezenas de alunos do Colégio Nossa Senhora de Fátima.

A Greve Climática Global, que se assinala hoje, teve a adesão de cerca de 170 países, com protestos marcados para quase 7000 locais.


 

Leia mais na edição impressa.