Viver
Mão Cheia: 5 museus premiados aqui tão perto
Da cerâmica em Caldas da Rainha às imagens em movimento no m|i|mo
(Percorra a galeria de imagens, em cima)
Museu de Leiria
Os mais recentes datam de 2019: Prémio Projecto Internacional da APOM e Dibner Award for Excellence in Museum Exhibits, atribuído pela SHOT, a propósito da exposição Plasticidade, que continua patente ao público (e até tem um novo núcleo: Plástico de Brincar). Mas o Museu de Leiria soma já nove prémios e menções honrosas, incluindo o prestigiado Silleto Prize, do European Museum Forum.
Museu Municipal de Ourém
Prémio Inovação e Criatividade atribuído em 2018 pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), pela integração de uma mesa digital na exposição temporária Crianças entre Crianças – Os Pastorinhos de Fátima, um projecto em colaboração com as empresas byAR e Stripeline. Dois núcleos expositivos compõem o Museu Municipal de Ourém: a Casa do Administrador e a Galeria da Vila Medieval.
M|i|mo
Menção honrosa no Prémio Trabalho de Museologia, atribuída em 2019, pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), para destacar a exposição Nós e os Outros. O m|i|mo – museu da imagem em movimento, em Leiria, já tinha recebido, em 2011, uma menção honrosa da APOM, na categoria Melhor Museu Português. Além da colecção permanente focada no cinema e na fotografia, há sempre exposições temporárias.
MCCB
Eleito Melhor Museu Português em 2012 pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), recebeu, no ano seguinte, o Prémio Kenneth Hudson do Fórum Europeu dos Museus (European Museum Forum – EMF). Mas há mais: Prémio Acesso Cultura em 2014 e duas menções honrosas na oitava edição do Prémio Ibero- Americano de Educação e Museus, entre outras distinções arrecadas desde a abertura do MCCB , na Batalha, em 2011.
Museu da Cerâmica
Prémio Cinco Estrelas Regiões, numa iniciativa organizada por empresas de estudos de mercado e pela Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing. Em actividade desde 1983, o Museu da Cerâmica encontra-se instalado no antigo Palacete do Visconde de Sacavém, na zona histórica de Caldas da Rainha. O espólio inclui peças desde o século XVI. É tutelado pela Direção Regional de Cultura do Centro.