Sociedade

Margarida Balseiro Lopes: "Crescer com um jornalista em casa fez do curso de Direito uma opção natural"

28 mai 2016 00:00

Esta semana, a Impressão Digital da deputada mais jovem no grupo parlamentar do PSD.

margarida-balseiro-lopes-crescer-com-um-jornalista-em-casa-fez-do-curso-de-direito-uma-opcao-natural-4204

Vantagens e desvantagens de ser a deputada mais jovem do PSD?
Ora a grande vantagem é a de não estar tão condicionada por posições tomadas no passado uma vez que esta é a primeira vez que sou deputada. A grande desvantagem é a de ter de lidar com algum paternalismo ou desconfiança pelo facto de não ter tantos anos de experiência como alguns dos outros deputados. 

Se lhe chamam jotinha, puxa da navalha? Ou dá a outra face?
Não me importo nada de ser “jotinha”, devo aliás dizer--lhe que tenho bastante orgulho nisso. Se “jotinha” for em jeito pejorativo, mas de forma educada, ainda que em tom provocatório, tento por força dos argumentos demonstrar que os “jotinhas” não abanam só bandeiras nas campanhas. Se o “jotinha” for mais em jeito de insulto, como boa católica que sou, dar a outra face é a melhor opção.

No Parlamento trabalha mais ou menos horas do que no sector privado?
Na política não há horários, temos de estar disponíveis 24 horas e as circunstâncias não nos permitem "desligar". É impossível fazer essa comparação. Vinha de uma consultora onde trabalhava muitas horas por dia (e noite). Acho que se for a contabilizar as horas livres, agora tenho menos…

Ainda tem tempo para o ponto cruz?
Muito menos tempo agora. Confesso que talvez seja o facto de ter muita atenção aos detalhes e de ser (um pouco!) perfecionista, duas das razões para gostar do ponto cruz.

Quando na Assembleia da República vota ao lado da esquerda em temas como a adopção por homossexuais, isso é: a) sair do armário b) uma epifania c) a democracia a funcionar.
Opção d): votar de acordo com a minha consciência e em função do que considero acautelar mais o interesse da criança.

Ter crescido na Marinha Grande – e numa família maioritariamente socialista – dá-lhe sensibilidade para as questões fracturantes?
O facto de ter uma família maioritariamente socialista que nunca me quis impingir a sua ideologia e que sempre conviveu bem com uma social-democrata deu-me uma maior tolerância aos outros e às suas opiniões.

Mas sente-se mais próxima do centrão que do centro democrático social?
Estou muito bem no partido onde estou. Partido aliás que em matérias de consciência dá sempre liberdade de voto...

Mais depressa o futebol do Atlético Marinhense sobe à primeira divisão do que o PSD governa a capital do vidro? 
Olhando para o caso recente de Braga, PSD desde 2013 e que não vencia a taça há 50 anos, eu diria que quando a Câmara for do PSD é bem mais provável que o Marinhense possa sonhar com outros voos…

Foi nos tempos de tesoureira da associação académica que descobriu o gosto por fiscalidade e finanças?
Acho que é hereditário, o meu avô materno era comerciante por isso talvez a aptidão para as contas já tenha vindo dele. E, sem dúvida, o facto de, desde que me lembro, se falar de crise, tenha feito nascer em mim esta preocupação com uma boa utilização dos recursos, nomeadamente, dos impostos…

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.